23.3 C
Vitória
quinta-feira, 9 abril, 2020

Segundo pastor morto em uma semana na Colômbia

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Produtos sazonais da Páscoa tem deflação de 0,99%

Em comparação com 2019, houve recuo médio dos preços. Entretanto, os principais itens do almoço apresentaram aumento expressivo em suas cotações

Marcos Eberlin e médico experiente questionam: “Será mesmo que a cloroquina é tóxica demais?”

Em videoconferência, cientista e médico, que já administrou a cloroquina durante vários anos, questionam sobre os interesses políticos por trás da pandemia

A maioria das igrejas nos EUA planeja uma páscoa digital

93% se encontram on-line em meio à pandemia de coronavírus. Saiba mais! 

TRF suspende decisão que bloqueou fundos partidário e eleitoral para covid-19

Segundo o desembargador, a liminar impôs, "efetivamente, grave lesão à ordem pública, sob viés da ordem administrativa"

As circunstâncias da morte em zona rural ainda são desconhecidas, mas pastor era líder social ativo

Perseguição – No dia 15 de fevereiro, o pastor Tomas Francisco Estrada* foi morto em estranhas circunstâncias nas redondezas da cidade litorânea de Buenaventura, na Colômbia.

Com cerca de 11 anos de serviço ministerial, o pastor Estrada era reconhecido por toda a comunidade como um líder dedicado ao serviço de sua congregação e como um ativo líder social, que encabeçava o processo em favor de justiça e restauração dos direitos da comunidade.

O pastor deixa esposa e dois filhos pequenos. Sua esposa, Luisa Montes*, teve um choque nervoso ao saber da morte do marido e sua saúde está em estado crítico. O pastor também deixa uma congregação de cerca de 80 pessoas.

A situação

A Colômbia passa por um crescente aumento do número de mortes, ameaças e ataques a cristãos. Segundo relatórios da ONG Indepaz, somente este ano já foram registradas 19 mortes de líderes sociais em diferentes partes do país.

De 2016 a 2019, foram 556 assassinatos de cristãos. Atualmente no país, muitos pastores e líderes cristãos atuam como líderes sociais como um meio de defender, acompanhar e assistir vítimas cristãs no caminho pela restauração de seus direitos.

Dois casos em uma semana

Com a morte do pastor Estrada, foram dois pastores mortos em uma semana na Colômbia. Na noite do dia 9 de fevereiro, o pastor Leider Molina, de 24 anos, foi atingido por cinco tiros que o levaram à morte. Ele saía da igreja, após pregar, no município de Caucasia, uma região rural no estado de Antioquia, na Colômbia.

Molina era solteiro e conhecido na comunidade como uma pessoa apaixonada por pregar a palavra de Deus, ativamente envolvido no trabalho em sua igreja e cidade.

O pastor Molina exercia seu ministério na mesma região em que o pastor Galarza também foi morto, em setembro de 2018, na frente da sua família. A igreja cristã da região está abalada, a ponto de alguns cristãos fugirem com suas famílias, enquanto outros decidiram ficar e esperar a intervenção do governo. No entanto, os pastores e líderes cristãos da região continuam seu trabalho evangelístico, apesar de todas as ameaças de morte.

Igreja em meio ao fogo cruzado

A região de Caucasia tem enfrentado uma escalada na violência nos últimos quatro meses devido à presença de grupos armados que disputam o controle das rotas de tráfico de drogas e a propriedade de colheitas ilícitas.

A Igreja Perseguida da Colômbia enfrenta perseguição e violência há muitos anos por parte de grupos armados, como guerrilheiros, grupos paramilitares, gangues criminosas e cartéis de droga. Esses grupos veem a igreja como um inimigo a ser erradicado, pois, devido à ação e pregação corajosa de pastores e líderes, muitos jovens têm saído do conflito armado e da ilegalidade.

Sabe-se também que em lugares onde a igreja tem uma forte influência, os moradores são menos inclinados a ser parte da dinâmica do crime. Ao pregar a palavra de Deus, a igreja se estabelece como uma direta oposição aos propósitos dos grupos armados.

Em resposta, esses grupos atacam líderes cristãos, em um claro exercício de perseguição religiosa. A morte do pastor Molina é um reflexo dessa situação. A igreja prega a mensagem de Cristo em meio ao fogo cruzado, em um país onde a guerra tomou novo fôlego e não parece ter uma solução a curto prazo.

*Nomes alterados por segurança. Com informações da Missão Portas Abertas.


leia mais

Pastor da Colômbia fala da Igreja Perseguida no país
Colômbia amplia aborto até “instantes antes do nascimento”
Intimidação aos cristãos indígenas na Colômbia

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Live: “As perguntas cruciais a serem respondidas na crise”

Um dos 25 melhores CEO’s dos EUA, Craig Groeschel fará nesta quinta-feira (02), às 10h30, uma Live exclusiva para o Brasil com tradução simultânea

Vigília online ‘Há uma Luz’: um clamor contra o covid-19

Para levar paz e esperança à população afetada pela pandemia global da Covid-19, a plataforma cristã, InChurch, organizou a vigília online “Há uma Luz” nesta quarta (1º).

26 de março: live – Como inovar na igreja em tempos de disruptura

Nesta quinta (26), as 19h, vai acontecer a primeira live da série "O efeito da liderança na crise” com Josué Campanhã, diretor da Envisionar e Thiago Faria

Novo Som faz show online

Devido a quarentena por causa do coronavírus, a banda vai estar ao vivo no sábado (28) a partir das 20h. Será transmitido pelo Instagram e Facebook

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Igreja Renascer faz demissão em massa em TV

A alegação da Rede Gospel para a demissão em massa nesta quarta (8) foi a de que, com o fechamento dos cultos, a arrecadação caiu e não há mais possibilidade de mantê-las

“Mesa solidária” a quem precisa na pandemia

Como uma forma de ajudar a quem precisa, uma moradora de Cruzeiro do Oeste (PR), iniciou o projeto "Mesa Solidária", que atende pessoas que passam insegurança alimentar na cidade

Inovação! Kemuel lança primeiro single em inglês

Com participação de Amanda Malela, a versão de “O Teu Amor” dá início a um novo momento na carreira do grupo

Lives, podcasts cristãos, aumento do consumo digital

Em tempos de isolamento social hoje é consumo digital. Cantores e pastores brasileiros usam lives e publicam podcasts com conteúdos específicos para seus membros Em...