Sarampo: começa mais uma fase da vacinação nesta segunda (18)

Em 2020, haverá novas fases dentro da campanha de vacinação (Foto - Prefeitura de Vila Velha/Divulgação)
Em 2020, haverá novas fases dentro da campanha de vacinação (Foto - Prefeitura de Vila Velha/Divulgação)

Pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade são o alvo principal

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

É imprescindível levar a caderneta de vacinação para avaliação e anotação das equipes de vacinadores. Dentro da estratégia de cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde, novas etapas da campanha contra o sarampo terão prosseguimento em 2020 com público alvo nas seguintes faixas: de 5 a 19 anos, de 30 a 49 anos e de 50 a 59 anos. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças e 13,6 milhões de adultos.

Desta vez o público prioritário receberá duas doses da vacina tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – num intervalo mínimo de 30 dias.


LEIA MAIS

Casos de sarampo chegam a 10,2 mil no Brasil 
Governo lança campanha de vacinação na fronteira 
OMS lista 10 grandes ameaças a saúde em 2019