SBB no combate ao abuso sexual de crianças no Pará

Foto: Reprodução

Em parceria com o governo do Estado, a Sociedade Bíblica do Brasil vai promover uma ação de conscientização para combater esse mal. Em 218, 750 crianças entre 0 a 17 anos sofreram violência sexual no Pará

Por conta dos altos índices de violência sexual em crianças e adolescentes registrados no Pará, a Sociedade Bíblica do Brasil vai realizar uma ação em parceria com o governo do Estado, de prevenção no dia 25 de maio em Belém. Trata-se de conscientização referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio.

Por meio do projeto “Fortalecer Organizações Sociais”, a ação vai acontecer no Terminal Hidroviário Luís Ribeiro Neto, e terá a presença do secretário regional da SBB em Belém, Adriano Casanova, famílias e pessoas interessadas na temática.

“Prevenção ao abuso sexual” será o tema da palestra, ministrada pela assistente de Ação Social da SBB, Karla Luz, com apoio da cartilha “Amo meu Corpo, Amo minha Vida”, publicação da SBB voltada à prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Apresentada em duas versões, para a criança e o pré-adolescente, a cartilha “Amo meu Corpo, Amo minha Vida” foi criada para atender os beneficiados do projeto Fortalecer Organizações Sociais, fomentando a importância de criar ações estratégicas de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, bem como divulgar a cartilha como instrumento de apoio a profissionais que atuam na área.

Com texto bíblico na Tradução Novos Leitores, a cartilha aborda por meio de linguagem simples e direta, a prevenção a este grave problema social. As suas ilustrações, no estilo Mangá, e as atividades ajudam o leitor a captar melhor as informações.

A publicação oferece recursos que conduzem aos ensinamentos da Bíblia Sagrada, com orientações para que tenham uma compreensão clara quanto aos seus limites pessoais. Uma ferramenta de estímulo ao debate e conscientização sobre o problema, que contribui para o combate desta prática.

A ação contará, ainda, com apresentação musical com o grupo da Assembleia de Deus, depoimentos, grupo de recreação infantil, ações preventivas para o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes com grupos de animadores e fantoche, pintura facial, entre outras atividades.

Campanha

O Pará é um dos estados onde tem o maior número de crianças que sofreram violência sexual. Em 2018 foram 750 casos registrados entre meninos de 0 a 17 anos no Estado. O assunto merece atenção por parte das igrejas evangélicas.

A Missão “Luz na noite”, com sede em Vitória (ES) trata do assunto há 18 anos. E agora lançou uma campanha intitulada “Luz além do abuso”.

A iniciativa é para conscientizar a população por meio de relatos de vítimas, depoimentos de agentes públicos e voluntários da importância de falar sobre o tema, para orientar, conscientizar, denunciar ou mesmo pedir ajuda.

“Atualmente, nossas crianças estão entregues a si próprias e às brincadeiras com amigos, geralmente, maiores, onde não sabemos o que pode ocorrer de fato. Sem falar do acesso às tecnologias que, além de contribuir para empobrecer os relacionamentos reais, podem levar as crianças ao risco de contato com pedófilos ou conhecimento precoce e desorientado por temas como a pornografia”, destacou Débora Fonseca, coordenadora da Missão.

Serviço

Dia: 25 de maio
Hora: 8h30 às 12h
Local: Terminal Hidroviário Luís Ribeiro Neto
Endereço: Avenida Marechal Hermes, 901, Marizal, Belém – PA
Inscrições e informações: 0800 727 8888, (91) 3202-1350
Entrada gratuita


Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!