19.9 C
Vitória
sexta-feira, 27 maio 2022

Ministério da Saúde lança campanha de valorização do aleitamento materno

Ministério da Saúde impulsiona aleitamento materno, no Brasil, com campanha - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A iniciativa visa sensibilizar a sociedade sobre a importância dessa prática, que é um verdadeiro ato de amor

Por Patricia Scott 

Uma nova edição da campanha de valorização do aleitamento materno foi lançada pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (29), com o tema Todos pela Amamentação: É Proteção para a Vida Inteira. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância dessa prática, que é um verdadeiro ato de amor.

A ação reafirma a relevância do aleitamento materno durante os dois primeiros anos, ou mais, de vida da criança. Nos primeiros seis meses, a recomendação dos médicos é que o aleitamento materno seja a fonte exclusiva para do bebê.

Mesmo neste cenário de pandemia da Covid-19, a prática continua importante, segundo o Ministério da Saúde. A pasta ressalta ainda que o aleitamento materno pode reduzir em até 13% as taxas de mortalidade infantil nos primeiros cinco anos da criança. Como fonte principal de alimentação no primeiro ano de vida, entre 1986 e 2020, passou de 30% para 53,1%.

Os dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apontam que 40% das crianças recebem aleitamento materno no mundo. No entanto, somente, na América Latina, menos da metade das crianças mamam na primeira hora de vida.

Doação
O Ministério da Saúde, maio, já havia lançado a campanha nacional de estímulo à doação de leite materno. Essa iniciativa, de acordo com a prática, supre apenas 64% do que seria necessário para atender à demanda.

O Brasil possui 222 bancos de leite materno e 220 pontos de coleta. Foram doados 229 mil litros de leite materno por 182 mil mulheres em 2020. Esses números marcaram um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior.

Com informações Agência Brasil (AG)

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se