24.2 C
Vitória
segunda-feira, 24 DE março DE 2025

Saúde encaminha 2 milhões de testes rápidos de dengue para SP

Saúde encaminha 2 milhões de testes rápidos de dengue Foto: Agência Brasília
Saúde encaminha 2 milhões de testes rápidos de dengue Foto: Agência Brasília

Distribuição dos kits começará a ser feita na próxima semana

Para tentar identificar os casos de dengue de forma precoce, principalmente em municípios com acesso limitado a serviços laboratoriais, o Ministério da Saúde decidiu distribuir 6,5 milhões de testes rápidos em todo o Brasil. Desse total, 2 milhões serão encaminhados para o estado de São Paulo, região que, no ano passado, apresentou recorde de casos de dengue.

O investimento da pasta com essa estratégia é de R$ 17,3 milhões. A distribuição, informou a pasta, deve ser iniciada já na próxima semana.

O teste rápido é uma terceira opção para o diagnóstico de dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse teste detecta a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Além dele, outros dois tipos de testes estão disponíveis no SUS: o de biologia molecular e o sorológico.

- Publicidade -

De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, os testes rápidos serão complementares às estratégias já existentes para controle do vetor.

Entre as ações já previstas estão a adequação das redes de saúde para o perigo; mitigar riscos para evitar casos e óbitos; ampliar medidas preventivas para melhor preparar estados e municípios, além de uma articulação nacional para resposta a eventuais situações classificadas como críticas.

Dados indicam que, para 2025, há previsão de aumento na incidência de casos de dengue em pelo menos seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Todos eles, segundo o ministério, estão sendo monitorados “ainda mais de perto”. (Agência Brasil)

LEIA MAIS
Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento Foto: Arquivo/Agência Brasil Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento - CFM classifica resolução como “absolutamente ilegal"
doenças respiratórias preocupam centro-oeste e norte Foto: CHROMORANGE / Matthias Stolt/Direitos reservados Casos respiratórios graves deixam Norte e Centro-Oeste em alerta - É o que revela boletim da Fundação Oswaldo Cruz

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -