25.2 C
Vitória
quarta-feira, 28 outubro 2020

Sarampo: casos aumentam 35% em 10 dias no Brasil

Leia também

Drones para fiscalização de crimes eleitorais

Os drones possuem câmeras com mecanismo de aproximação para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos

Comunicações suspeitas ao Coaf aumentaram 40%, diz Febraban

Segundo presidente da Febraban, houve um crescimento "exponencial" de fraudes bancárias e tentativas de desvios de verbas públicas

Petrobras aprova guia de conduta ética para fornecedores

O guia reforça ainda que os fornecedores devem promover condições dignas e seguras de trabalho aos seus empregados

País contabiliza 1.226 notificações de sarampo. São Paulo lidera com 99,5% das ocorrências. E o Espírito Santo confirmou o primeiro caso da doença

O sarampo está se alastrando pelo País. Depois de São Paulo, Rio e Bahia, é a vez do Paraná registrar a doença. O Ministério da Saúde contabilizou em menos de três meses 1.226 casos da infecção entre 12 de maio e 3 de agosto.

No ano, o total chega a 1.322, sendo 1.220 em São Paulo. Diante do avanço do sarampo no País e do número de casos entre crianças menores de um ano, o Ministério da Saúde emitiu uma nova recomendação, ampliando a indicação da vacina contra a doença para crianças entre 6 e 11 meses em cidades prioritárias.

Em janeiro, casos de sarampo registrados no Brasil chegaram a 10 mil. Até semana passada, haviam sido confirmados cem casos entre crianças de 6 a 11 meses, uma proporção de 18,1 casos a cada 100 mil habitantes. O fenômeno é atribuído à baixa cobertura vacinal.

Espírito Santo

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo confirmou, na segunda (12), o primeiro caso de sarampo no Estado. Os exames para confirmação da doença comprovaram que uma moradora de Cariacica, que esteve em São Paulo entre os dias 14 e 21 de julho, adoeceu na volta ao Estado.

A jovem, que tem 19 anos, ficou em isolamento domiciliar, e os procedimentos de bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram contato com ela foram realizados, além da varredura em cinco quadras no entorno do seu domicílio. A jovem está curada e passa bem.

Estratégias

A estratégia atual do governo é realizar vacinações de bloqueio, em que pessoas que tiveram contato com suspeitos de ter a infecção são imunizadas, além de reforçar a imunização entre seis e 11 meses.

As campanhas em São Paulo também visam vacinar adultos jovens pois, apesar do avanço da infecção, a cobertura vacinal contra sarampo ainda é considerada baixa (74,65%). No Rio, 51,23% das crianças estão imunizadas. Na Bahia a cobertura é de 61,69%, e no Paraná é de 89,53%.

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, Isabella Ballalai, avalia que a decisão de ampliar a vacinação para menores de um ano em cidades onde o surto está ocorrendo é acertada.

“É uma proteção a mais, um protocolo adotado sempre que um surto da doença está em curso”, diz. Ela diz ser essencial lembrar, no entanto, que a recomendação de praxe não pode ser abandonada.

*Com informações do Ministério da Saúde


Leia mais

Mais de 20 milhões de crianças não foram vacinadas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

Fé dos pais e as práticas religiosas dos adolescentes

Pesquisa americana revela dados sobre a crença dos adolescentes e como a fé dos pais influencia suas práticas religiosas. Saiba mais!

Herança cultural e histórica cristã no Iraque

Novos selos no Iraque apresentam imagens de igrejas cristãs. Confira!

Um ato de coragem que custou a vida!

Líder de uma igreja no Reino Unido, John Rees, 88 anos, foi esfaqueado no rosto e espancado até a morte depois de tentar impedir o ataque a uma enfermeira. Saiba mais!

Assista “Bom perfume”, de Gabi Sampaio

Música, que é uma releitura, tem participação especial de André Aquino. Canção integra o EP Luz!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25