São destacadas atrações religiosas, como, por exemplo, museus, eventos e pontos culturais voltados ao público evangélico
Por Patricia Scott
No Brasil, o turismo religioso gera cerca de 20 milhões de viagens e movimenta mais de R$ 15 bilhões, anualmente. São Paulo se destaca como o Estado com o maior número de templos religiosos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, abriga a maior Marcha para Jesus do país, que atrai cerca de dois milhões de participantes.
Nesse contexto, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou na última quinta-feira (31) o “Guia Turístico Evangélico”. Essa iniciativa integra um conjunto de ações voltadas para a promoção do turismo religioso, destacando 30 destinos no Estado.
“A criação deste guia reflete o reconhecimento e a valorização das variadas expressões culturais que compõem o tecido social brasileiro, especialmente a cultura evangélica. Que este guia inspire muitos a explorar e valorizar as ricas contribuições do segmento evangélico, e que a jornada por seus diversos pontos ofereça novos conhecimentos e perspectivas. Boa leitura e ótimas descobertas!”, escreveu o pastor Edson Rebustini, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, na apresentação do “Guia Turístico Evangélico”.
O guia destaca atrações religiosas, como museus, eventos e pontos culturais voltados ao público evangélico. Ele inclui alguns dos maiores templos do Estado, como o da Pompeia, em São Paulo. Também são apresentados templos históricos, como a Igreja Batista mais antiga do Brasil, em Santa Bárbara d’Oeste, e o cemitério protestante da Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó.
Outros locais de interesse incluem o Templo de Salomão, no Brás; a Praça da Bíblia, em Tambaú; o Vale da Bênção, em Araçariguama; e um passeio pelo campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis, reconhecido como Patrimônio Histórico, que narra a importância do Mackenzie na história local e nacional.
O guia também menciona museus da Bíblia em Barueri, Engenheiro Coelho e Santana do Parnaíba. O Museu de Arqueologia Bíblica de Engenheiro Coelho, por exemplo, exibe quase duas mil peças que retratam 4.500 anos de história, incluindo coleções arqueológicas, numismática e edições raras da Bíblia.
No campo cultural, destaca-se o Auto de Páscoa, encenado pela Igreja da Cidade há duas décadas. Este evento, que retrata a vida, morte e ressurreição de Jesus, já atraiu cerca de 584 mil espectadores, tornando-se uma atração anual significativa no Estado. Acesse o “Guia Turístico Evangélico” no site da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.