back to top
22.9 C
Vitória
sexta-feira, 21 junho 2024

Saiba como fazer o seu devocional fora de casa

Viagens ou itinerários mais curtos são boas opções para o devocional. Foto: Freepik

Trabalho, escola, hotel, ônibus, enfim, é possível ter comunhão com o Senhor em vários locais. O que muda é a forma de fazê-lo.

Por Cristiano Stefenoni

O devocional, aquele momento pessoal que você dedica a Deus, não precisa se resumir apenas à privacidade do seu lar. O trabalho, a escola, um hotel, dentro do avião ou do ônibus, enfim, é possível ter comunhão com o Senhor em vários locais. O que muda é a forma de fazê-lo. Para quem não abre mão de estar perto do Senhor, vale a pena se adaptar ao lugar em que está. Para te ajudar, Comunhão separou dicas importantes, confira:

Como fazer seu devocional:

Na escola
Geralmente as atividades escolares, seja qual for o tipo de ensino, têm intervalos para lanchar, ir ao banheiro, essas coisas. Essa é uma boa oportunidade para seu devocional. Se a sala de aula ficar vazia é até melhor, ou outro lugar tranquilo na instituição de ensino, como em um banco perto da árvore, na quadra, etc. Em situações assim, seja breve por conta do seu horário. Escolha um texto bíblico, medite nele e depois ore a Deus.

No meio de transporte
Viagens ou itinerários mais curtos são boas opções para o devocional. Se for uma viagem de ônibus, por exemplo, além da Bíblia você pode ler um livro cristão, ouvir louvores em seu fone de ouvido e até vídeos com mensagens inspiradoras. Caso faça uma viagem de avião, pode ser adotado o mesmo método.

- Continua após a publicidade -

Mas não esqueça. Como se trata de ambientes coletivos, é preciso respeitar a individualidade do outro e jamais fazer alguma coisa que traga transtorno. Seja discreto e aproveite seu momento com Deus.

No trabalho
A maioria das empresas respeita a religião de seus colaboradores, mas isso não quer dizer que seja permitido manifestações de fé. A primeira coisa a fazer nesses casos é se informar com o seu gestor se há algum local em que você possa ler a Bíblia e orar nos momentos de intervalo, como no horário do almoço, por exemplo.

Boa parte das organizações já possuem os locais de “descompressão”, utilizado para aliviar o estresse. Mas lembre-se que você tem um horário a cumprir. Nesses casos, dê preferência a uma leitura curta da Bíblia ou a um texto de meditação cristã diária e oração.

Em hotéis e pousadas
Quando estamos em viagem, seja a lazer ou a trabalho, corremos o risco de nos distrair e deixar a devoção de lado ou nem fazê-lo. Por isso o ideal é fazer logo cedo, antes das atividades do dia. À tarde você pode não ter tempo, e à noite, estar muito cansado.

Se estiver hospedado com mais pessoas no quarto, seja discreto e respeite a individualidade dos demais. Caso eles queiram assistir TV e isso venha a tirar sua concentração, procure na recepção onde ficam as áreas sociais. Geralmente são ambientes tranquilos para você ler a Bíblia e orar.

No shopping
O vai e vem das pessoas e o ritmo frenético do comércio podem facilmente distraí-lo de sua comunhão com Deus. Contudo, a maioria dos shoppings hoje possui áreas de vivência e de reuniões, mais conhecidas como “coworking”. São lugares tranquilos, em que deve haver silêncio, com toda estrutura para você fazer o seu devocional.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -