Sacerdote de Aluguel

Pr. Emerson Mafessoni

No segundo domingo do mês de agosto, comemoramos o Dia dos Pais, e nada mais oportuno do que discorremos neste artigo sobre o papel e a importância da figura paterna nos dias hodiernos

O Espírito Santo me trouxe ao coração um episódio que muito se assemelha aos dias atuais; Está no Livro dos Juízes 17:10, quando Mica convida um levita para que o mesmo lhe servisse por pai e sacerdote.

O convite vem acompanhado de uma proposta de remuneração, pois o oficio exigiria jornada dupla, haja vista que, o mesmo não desassocia a paternidade do sacerdócio, nem o sacerdócio da paternidade. Na ótica de Mica, paternidade e sacerdócio são siameses.

O drama ocorrido há milênios, segundo o relato bíblico é também o drama de muitos filhos na atualidade, e não se iluda se muitos filhos tivessem coragem ou recursos, também fariam aos seus pais a mesma proposta, pois o que temos visto, é uma geração de filhos e filhas órfãos de pais vivos e sem referencial moral e espiritual.

Na nova aliança em Cristo todos tem acesso a Deus e podem oferecer a Deus orações e intercessões em favor de alguém

Dentre tantos privilégios em ser homem, um dos maiores é a paternidade e o sacerdócio. Mas o que vem a ser o sacerdócio? É algo exclusivo aos pais? Na nova aliança segundo todos não são sacerdotes? São duvidas e questões que nos convém responder.

Na nova aliança em Cristo todos tem acesso a Deus e podem oferecer a Deus orações e intercessões em favor de alguém. Todavia, quando nos voltamos para o âmbito da família, suas nuances e o papel que cada componente da mesma tem diante de Deus, é ao homem facultado a responsabilidade de ser o cabeça da sua mulher (Ef. 5:23) no sentido de líder, governo, proteção e provisão, assim como apto para ensinar aos seus filhos (1 Tm. 3:2-4) como exposto dentre as exigências ao episcopado conforme orientação paulina, ou seja, na mente inspirada do apostolo, os predicados e as qualificações morais e espirituais do pretendente ao cargo pastoral deveriam ser de dentro para fora e não o contrario como de tem visto atualmente.

Encerro essa breve reflexão suscitando Lamentações de Jeremias 2:19 quando o profeta exorta aos pais a clamarem por seus filhos nas vigílias da noite.

“Pais de joelhos, famílias de pé”.

Feliz Dia dos Pais.


Emerson Romeu Mafessoni é pastor, Coach em Paternidade e Sexualidade, Sexólogo, Terapeuta Sexual e Familiar, Mestrando e Pesquisador em Erotização Digital.