A rua com mais de 50 igrejas dos EUA

50-igrejas-16th_street
A 16 Street é marcada pela diversidade espiritual e cultural. Foto: Reprodução

A 16th Street fica na capital americana, Washington. É marcada pela diversidade espiritual e cultural. São mais de 50 igrejas e casas de culto em uma única rua

Imagine uma rua com mais de 50 igrejas e casas de culto? Esta rua existe, está na capital dos EUA, Washington. Ela se chama rua 16 (16th Street). Com cerca de 10 quilômetros de extensão, a rua tem igrejas, sinagogas, santuários, templos batistas, presbiterianos, católicos, mórmons e até uma Igreja Batista do Sétimo Dia.

É uma diversidade cultural e espiritual na famosa rua, que recebeu sua primeira casa de culto em 1816. Uma delas é a Igreja Episcopal de São João. Um edifício amarelo de estilo colonial na Praça Lafayette, que funciona até hoje.

Depois da Igreja Episcopal, outras denominações começaram a surgir. “Sixteenth Street sempre teve uma espécie de prestígio sobre isso”, diz John DiFerrari, um historiador local que está trabalhando em um livro sobre a história de Street. Ele diz que Pierre L’Enfant projetou a rua como uma avenida de estilo europeu, com uma grande vista para a Casa Branca.

50-igrejas-16th_street
Templo Batista da rua 16 Street. Foto: Reprodução
Mudanças

A cidade mudou muito nos 200 anos desde que a primeira igreja foi construída perto da Casa Branca. Algumas casas de culto não são mais igrejas. Embora os desenvolvedores precisem manter intactas as fachadas originais devido às rígidas leis da preservação histórica.

A Igreja Presbyterian central agora é escola pública. A Meridian Hill Baptist é um complexo de apartamentos de luxo chamado The Vintage. Apesar do crescimento populacional da cidade e do constante esforço por mais moradias, John DiFerrari ainda se sente bastante confiante de que as casas de culto vão durar mais um século.

“A décima sexta é a única que sobreviveu a muito desenvolvimento e mudanças na cidade. Eu acho que esta ‘avenida das igrejas’ vai durar ainda muito tempo”, explicou.

Em um documentário produzido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, é contado mais detalhes sobre a histórica rua com mais de 50 igrejas. Veja essas curiosidades sobre a capital americana!

A histórica rua com mais de 50 igrejas, de  Washington, EUA

Conheça a localização da Rua

*Com informações de Notícias Adventistas


Leia mais

Um novo jeito de ser igreja
A igreja no mundo ou o mundo na igreja