A primeira apresentação do Rock Cristão na TV

Foto: Reprodução

Há 50 anos “The Mind Garage”, dos EUA, fazia a primeira apresentação da TV. A banda de rock cristão era original, honestos, revolucionários e pioneiros

Um dos mais importantes eventos históricos da história da música cristã ocorreu em 27 de abril de 1969, quando a ABC americana transmitia o 14ª Electric Mass estrelando a banda Mind Garage.

A reunião foi realizada em 13 de abril de 1969 na Igreja Episcopal de São Marcos no Bowery, Manhattan, Nova York, no entanto, foi transmitida 15 dias depois no ABC da série “Directions”, e foi visto por milhares de pessoas em todo o país, algo nunca antes visto na televisão, e reexecutado anualmente até os anos 80.

The Mind Garage, foi um grupo de rock psicodélico de Morgantown, West Virginia que foi inicialmente chamado de “ The Glass Managerie” (1966) e logo depois mudou seu nome para Mind Garage, sendo um dos primeiros grupos de rock cristãos (antes do termo existir) na América junto com The Sons of Thunder . Esses dois grupos estavam tocando simultaneamente em diferentes partes da América, mas não se conheciam.

Embora The Mind Garage não seja o primeiro grupo cristão a tocar rock dentro de uma igreja, eles são o primeiro caso abertamente conhecido na América, muitos jornais locais estavam escrevendo sobre a Liturgia Elétrica de “The Mind Garage”. Naquela época, não era normal ver um grupo de roqueiros de cabelos compridos louvando a Deus em sua música e realizando seu show dentro de uma igreja.

The Mind Garage não só tocou em uma igreja, eles tocaram em muitos outros, e sem cobrar um centavo, e embora eles tivessem muitos detratores, havia também pessoas que os apoiavam e o interesse em que eles estavam aumentando cada vez mais. Eles não eram apenas uma boa banda de rock, eles eram originais, honestos, revolucionários, pioneiros, corajosos e humildes, um dia antes de poderem dividir o palco com Iron Butterfly ou Canned Heat e no outro dia eles poderiam estar tocando de graça dentro de um Igreja.

Além de seus detratores, a mídia sempre acabou escrevendo críticas positivas sobre eles, e isso aumentou a popularidade do grupo, o que os levou a ser televisionado pela ABC em todo o país, este é talvez o primeira vez na história que um grupo de rock cristão apareceu na televisão enquanto tocava em uma igreja

Onde estão os vídeos?

Curiosamente, e como é frequentemente o caso, a banda nunca obteve cópias desses filmes. Sobre os vídeos da banda, o vocalista da banda, Larry McCLurg disse em 201 para o site Classic Christian Rockzine.

“A Disney tem os vídeos em um cofre na Inglaterra e não os lançou. Precisamos encontrar o produtor original, e ele provavelmente está morto. Só ele pode liberar os vídeos para nós“. A banda tem um pequeno vídeo de 1’30 desta transmissão. Veja abaixo

Apresentação

*Com informações de Templo Metal


Leia mais

Banda de Rock cristão Palankin agora é Sony Music
A nova forma de ouvir música cristã