26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Robson Conceição perde luta de título mundial nos EUA

Robson conceição
Foto: Reprodução

Por unanimidade, juízes deram a vitória ao mexicano Oscar Valdez, que mantém o cinturão do Conselho Mundial. Resultado deixou Robson Conceição inconformado

Por Wilson Baldini Jr. (Agência Estado)

Em decisão polêmica, Robson Conceição perdeu na madrugada de sábado, em Tucson, nos Estados Unidos, a disputa do título mundial dos superpenas, versão Conselho Mundial de Boxe (CMB) para o mexicano Oscar Valdez, por pontos, após 12 assaltos.

Apesar de boa parte da imprensa internacional apontar o brasileiro como o vencedor do duelo, os três jurados foram unânimes em apontar o campeão como o vencedor: 117 a 110 e 115 a 112 (duas vezes). Com isso, Robson Conceição perdeu a invencibilidade na carreira profissional, que soma 16 vitórias (oito nocautes) e uma derrota. Valdez se mantém invicto, agora com 30 vitórias, sendo 23 por nocaute.

Medalhista de ouro na Olimpíada do Rio, em 2016, Robson Conceição começou muito bem a luta, com total domínio da distância, além de contar com os reflexos para abusar das esquivas. Valdez, que foi flagrado por uma substância proibida, mas acabou autorizado a lutar – pois o medicamento pode ser usado durante o período de treinamentos -, não repetiu as atuações que o colocam como um dos maiores boxeadores da atualidade.

- Continua após a publicidade -

Robson dominou claramente os cinco primeiros assaltos, ocasionando um corte abaixo do olho esquerdo de Valdez, que, por sua vez, demonstrou não estar preparado fisicamente. Desesperado, o mexicano partiu para o ataque em busca de um golpe salvador, o que não ocorreu nos 12 assaltos disputados.

Ao final da luta, o brasileiro chegou a festejar a conquista do título antecipadamente, mas o resultado favorável acabou sendo para o mexicano. Revoltado, Robson se dirigiu até próximo da onde estava sentado Bob Arum, dono da empresa Top Rank, que cuida da carreira dos dois boxeadores, exigindo uma revanche.

“Ele correu muito, evitou a troca de golpes, mas eu venci a luta”, disse Valdez, com o rosto bastante inchado. “Até jornalistas mexicanos vieram me dizer que a vitória foi minha”, rebateu Robson, com um sorriso irônico.

Horas depois da luta, o brasileiro postou vídeo em suas redes sociais, em que voltou a contestar o resultado da luta. “A vitória foi nossa, com certeza. Só não estamos levando o cinturão. Eu estou pronto para outra luta”, disse Robson, com o sorriso no rosto quase sem marcas. “Este aqui é o novo campeão. O mundo viu. Olha como ele está e olha o adversário. Vencemos, hein? Vencemos”, afirmou o técnico Luiz Dórea.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -