Estudos bíblicos contam com ajuda de robôs virtuais. Recurso disponibilizado pela Igreja Adventista permite que o estudo aconteça pelo aplicativo, contando com a ajuda da tecnologia ou interação humana
A Igreja Adventista, em parceria com a Escola Bíblica Digital da Novo Tempo, lançou a opção de estudar a Bíblia através do aplicativo de conversas WhatsApp. O app está presente em 98% dos smartphones no Brasil e mudou a maneira de se comunicar em todo o mundo. A maior novidade é a utilização de robôs virtuais para a realização do estudo.
- Lives, podcasts cristãos, aumento do consumo digital
- Revista Portas Abertas está liberada gratuitamente
A nova estratégia surgiu após observar o comportamento dos usuários na internet. O WhatsApp permite uma abertura maior para conversar e se relacionar de forma mais verdadeira com o interessado.
“Nas mídias digitais percebemos que as pessoas querem ter alguém para ouvi-las de forma empática, sem julgá-las. Além de oferecer atenção e amizade, estamos compartilhando esperança através do estudo da Bíblia e oração”, explica o gerente de estratégias digitais na sede sul-americana da Igreja Adventista, Carlos Magalhães.
Resultados
Atualmente, 7400 pessoas estão estudando a Bíblia através desse método. Desde que foi implantado, mais de 20 mil já completaram os estudos, com mais de mil encaminhamentos para igrejas locais.
“Nosso papel como Igreja é ajudar essas pessoas, não só espiritualmente, mas também a levar conforto emocional nesses momentos delicados”, explica William Timm, coordenador da Escola Bíblica Digital.
Esse é o primeiro projeto da Igreja Adventista a utilizar a inteligência artificial para evangelismo. A denominação é uma das instituições brasileiras que mais envia mensagens via WhatsApp. O sistema utilizado foi 100% desenvolvido internamente, com baixo custo. Por conta do recente aumento da demanda, os sistemas tiveram de ter sua capacidade aumenta.
Atualmente, pessoas que vivem em 53 países diferentes estão estudando a Bíblia nesse modelo. Também 25 pessoas da chamada “Janela 10/40”, área geográfica com acesso limitado ao cristianismo, já estudaram a Bíblia com o recurso.
Como funciona
O estudo via WhatsApp pode acontecer de três formas:
adv.st/queroestudar – Esse é um link para quem deseja estudar a Bíblia de forma individual. Ao acessar esse link, o interessado será direcionado para a conversa no aplicativo ou na versão web do WhatsApp. A partir desse momento, basta seguir os passos indicados pelo robô.
adv.st/darestudobiblico – Esse é um link para quem deseja estudar a Bíblia com um interessado. Ao acessar esse link, você será direcionado para a conversa no aplicativo ou na versão web do WhatsApp. Como no link anterior, basta apenas seguir os passo indicados pelo robô, que vai orientá-lo a criar um grupo com a outra pessoa.
adv.st/queroconversar – Esse é um link para quem deseja receber atendimento, tirar dúvidas ou conversar com a equipe da Escola Bíblica Digital. Acessando o link e mandando um “Olá”, o interessado já está cadastrado na fila de espera para ser atendido. Nessa modalidade, o atendimento é feito por uma pessoa e não pelo robô.