23.3 C
Vitória
terça-feira, 16 agosto 2022

Rick Warren: um pastor guiado pela “dependência de Deus”

Foto: Reprodução

Ele estabeleceu os cinco propósitos do Senhor para a igreja, difundindo-os a milhares de líderes ao redor do mundo. Saiba mais!

Por Patricia Scott 

Rick Warren, na última semana, anunciou que deixará o cargo de pastor sênior da Igreja de Saddleback, em Orange County, Califórnia (EUA). Por mais de 40 anos, ele esteve pastoreando uma das maiores e mais influentes igrejas dos Estados Unidos, que impactou várias outras ao redor do mundo.

“De vez em quando Deus levanta uma pessoa para uma obra especial para o bem do Reino. Assim foi Moody, Spurgeon, Billy Graham e Rick Warren. Homens que se destacaram por uma vida de integridade, dedicação e total dependência do plano de Deus”, afirma o pastor Erasmo Vieira, da Igreja Batista Morada Camburi, em Vitória (ES), que, em 2005, participou, com a esposa, Maria do Carmo, de um jantar com o pastor Warren.

De acordo com estatísticas do Pastors.com (plataforma de treinamento pastoral), aproximadamente 1,1 mil pastores já receberam algum tipo de treinamento sobre propósitos. Ideia difundida pelo pastor Rick Warren a milhares de líderes pelo mundo.

Em 2008, inclusive, ele escreveu “Uma Igreja com Propósitos”. Para o pastor Warren, existem dois elementos básicos dentro dessa visão. Primeiro, requer uma nova perspectiva: enxergar tudo que a igreja faz pela ótica dos cinco propósitos do Novo Testamento, além de descobrir como Deus deseja que ela os equilibre. Segundo, requer um processo que permita o cumprimento do propósito da igreja. O livro explica o processo usado por ele, na Igreja Saddleback, que permitiu o equilíbrio saudável de crescimento constante na denominação.

Pastor Erasmo e a esposa, Maria do Carmo, em jantar com o pastor Rick Warren – Foto: Arquivo Pessoal

Outro livro de sucesso é “Uma Vida com Propósitos”, que é best-seller. Conhecida mundialmente, a obra do pastor Warren traz estudos bíblicos, que são apresentados em uma jornada espiritual de 40 dias. Mais de 32 milhões de cópias foram vendidas em mais de 85 idiomas. No Brasil, o livro chegou ao mercado em 2003.

Jornada pastoral

O pastor Rick Warren concluiu o Seminário Batista do Sudoeste, na região de Dallas, e foi direto para o Sul da Califórnia com o firme propósito de organizar uma igreja. “Ela deveria ser diferente em sua forma de vida e liturgia. A ideia central era ter uma igreja sem as liturgias pesadas e, de modo prático, levar todos os membros a experimentarem a vontade de Deus em suas vidas”, conta o pastor Erasmo.

Baseado no Grande Mandamento e na Grande Comissão, Rick Warren estabeleceu os cinco propósitos de Deus: Adoração, Comunhão, Discipulado, Evangelismo/Missões e Serviço/Ministérios. “Uma forma de pegar a mensagem antiga e contextualizá-la, de modo a que se tornasse accessível e contemporânea para todas as pessoas”, explica o pastor Erasmo.

Em 1979, ao sul de Los Angeles, Rick encontrou o Vale de Saddleback, onde instalou, em sua casa alugada, o embrião da hoje Saddleback Community Church. Segundo o pastor Erasmo, o nome Batista não aparece propositadamente. “Em função de que na região a palavra Batista tinha um entendimento bem rigoroso de normas e culturas. Isto para enfrentar o modo de vida liberal dos californianos do sul”.

A Saddleback iniciou igrejas em quase todo o Estado da Califórnia e em quatro continentes. “Uma igreja cujos membros fizeram viagens missionárias a todos os países do mundo. Diga-se de passagem: onde a igreja está é uma região de milionários e de mais PhDs do mundo”, frisa o pastor Erasmo.

A passagem do bastão

Quando iniciou o ministério, o pastor Rick firmou o propósito de doar 40 anos da sua vida como pastor sênior da igreja. E, em junho do ano passado, Rick, aos 67 anos, pediu à igreja que o ajudasse a buscar um substituto. No último dia 2 de junho, o pastor anunciou, ao lado da esposa, Kay Warren, que o pastor Andy Wood, de 40 anos, assumirá o posto. Há 13 anos, ele se dedica ao ministério pastoral.

“Rick falará mais detalhes sobre a sua vida futura, mas já deu a entender que permanecerá a obra de Billy Graham, seu mentor desde os 16 anos. A ideia é espalhar o Evangelho para todo o mundo, utilizando as mais diferentes ferramentas”, expõe o pastor Erasmo.

O pastor Rick Warren receberá homenagem dos membros da Igreja de Saddleback nos dias 4 e 5 de setembro. E nos dias 10 e 11 de setembro, o pastor Andy Wood será recebido como o novo pastor sênior da denominação.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se