31.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro 2021

Rick Warren: 4 atitudes para crescer espiritualmente

“Quando Deus quer fazer um cogumelo, ele leva seis horas. Quando Deus quer crescer um carvalho, ele leva 60 anos”

Por Marlon Max

Crescimento espiritual é uma jornada trilhada por todo cristão que entende que Deus se move no espírito. Quem almeja ver crescimento espiritual deve, antes de tudo, priorizar tempo a sós com Deus. A oração é o lugar secreto e seguro onde Deus fala aos seus filhos aquilo que está no coração dele.

Entretanto, não se pode querer acelerar esse processo. Não se cresce de um dia para o outro. São as pequenas atitudes diárias e consistentes que conduzem ao crescimento. Segundo o escritor best-seller e pastor Rick Warren, os caminhos para a intimidade com Deus leva uma vida inteira.

“O crescimento espiritual é uma jornada e isso significa que leva tempo. Claro, queremos acelerar o processo, mas não podemos. É uma jornada para a vida toda, onde Deus nos ensina hábitos de crescimento espiritual para desenvolver nosso caráter, de modo que nos tornemos mais semelhantes a Jesus”, explica.

No centro dessa jornada estão as disciplinas que nos ajudam a crescer espiritualmente. Essas disciplinas ou hábitos, não são novas. Eles existem há milhares de anos, argumenta Warren. “Somos a soma de nossos hábitos. Aqui está a verdade: você pode pregar os melhores sermões do mundo, mas sua congregação não se aprofundará espiritualmente até que você ajude as pessoas a aprenderem a praticar hábitos espirituais por conta própria”, alerta o pastor.

Foto: reprodução

Warren lista quatro formas de crescer espiritualmente, mas destaca: “Você não verá nenhuma surpresa nesta lista. São disciplinas testadas e comprovadas que têm ajudado os cristãos a crescer por gerações”.

1. Leia a Bíblia diariamente

As pessoas em nossas igrejas precisam desesperadamente da verdade. A verdade nos liberta — livres de preocupações, das expectativas dos outros e da culpa. Jesus disse isso em João 8: 31-32: “Vós sois verdadeiramente meus discípulos, se permanecerdes fiéis aos meus ensinos. E você saberá a verdade, e a verdade o libertará”.

2. Ore diariamente

Os discípulos passam tempo com Jesus. A Palavra de Deus nos diz em João 15: 7-8: “Se vocês permanecerem em mim e as minhas palavras permanecerem em vocês, então vocês pedirão tudo o que quiserem, e vocês o terão … e assim se tornarão meus discípulos”

Tornamo-nos discípulos dando frutos. Damos frutos permanecendo em Jesus – e tendo suas palavras permanecendo em nós. Ouvimos Deus por meio de sua Palavra e falamos com Deus por meio da oração. Para crescer espiritualmente, precisamos de ambos os hábitos em nossas vidas.

3. Dízimo semanal

O dízimo nos lembra que tudo o que possuímos pertence a Deus. Ele não possui apenas os primeiros 10 por cento. Ele possui tudo.

Se Deus não é Senhor de nossas posses, ele não é Senhor de nós. Muitas pessoas sentadas em nossas igrejas estão possuídas por seus bens. Aprender a dar o dízimo ajuda as pessoas a reter o que têm livremente e a colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas.

4. Mantenha a comunhão 

Todos nós precisamos de outros crentes em nossas vidas para nos ajudar a crescer. Os cultos de adoração semanais não são suficientes. Relacionamentos significativos não se desenvolvem quando as pessoas apenas participam do culto corporativo. As pessoas precisam de oportunidades para conversar e interagir com outras pessoas. Rick Warren ressalta que na Saddleback, igreja que pastoreia, eles acreditam que os pequenos grupos fornecem o melhor ambiente para as pessoas construírem relacionamentos saudáveis ​​que as ajudarão a crescer.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se