Conheça o “Ribeirinhos para Cristo”, no Pará

Foto: Facebook

Em locais muito pobres como em Afuá, crianças não tem nem o que comer. Missionários voluntários levam alimentos, ensino básico e remédios à população

Um grupo de voluntários está fazendo a diferença nas comunidades ribeirinhas do arquipélago de Marajó, na foz do Rio Amazonas, no Pará. No local tem centenas de famílias que vivem da caça, pesca e extrativismo vegetal. Em sua maioria, elas encontram-se isoladas.

E muitas vivem abaixo da linha da pobreza, sem energia elétrica, água potável, assistência médica e escola para seus filhos. Algumas famílias não tem nem o que comer em casa. Além disso, por falta de escola, são analfabetos ou com pouca escolaridade.

Além de levar a mensagem do Evangelho para a população, os missionários levam também alimento e medicamentos paras as famílias. É o projeto “Ribeirinhos para Cristo”.

O acesso a essas populações só é possível através de barco motorizado. E as viagens duram algumas horas ou mesmo dias. Entre os desafios do ministério está a entrega de barcos aos moradores carentes da região, apenas tendo um veículo é possível encontrar um trabalho na região, pois eles poderão pescar.

Além disso, o projeto oferece cursos de artesanato em madeira e bordado para homens e mulheres, oferecendo uma segunda fonte de renda para famílias que vivem em situação de extrema pobreza.

O projeto atua também através de um Centro de Apoio a Criança Ribeirinha, oferecendo ensino formal, bíblico e alimentação nutritiva para crianças que não possuem acesso a escolas, tão pouco possuem condições financeiras para fazerem todas as refeições diárias em suas casas.

Evangelho

Segundo relato de Wilson Bandeira, um dos missionários no projeto, a população é carente de Deus. E os que afirmam ter religião misturam crendices e fábulas amazônicas com práticas animistas e rituais do Catolicismo Romano. Apesar disso, o povo é acolhedor e receptivo à Palavra de Deus.

“Foi para falar de Jesus para este povo que o Senhor nos enviou. Temos estado e convivido com eles, sentindo que seus corações anseiam em conhecer Aquele que um dia derramou seu precioso sangue para nos dar a Salvação. Queremos anunciar Jesus a todos os que vivem às margens dos rios e ilhas do estuário do maior rio do mundo”, afirma Wilson Gondim Pinto Bandeira, um dos missionários do projeto.

Saiba mais sobre o projeto e como ajudar aqui

Pobreza
Foto: Facebook

Em áreas muito pobres do município e da cidade de Afuá existem centenas de moradias cujos habitantes vivem abaixo da linha da pobreza.

Nessas casas , crianças, adolescentes e adultos sofrem com a falta de roupas, calçados, remédios e, principalmente alimentos.

Completam este quadro de abandono e sofrimento o difícil acesso a estas residências, saúde abalada e principalmente o desemprego.

Com o objetivo de dar condições de trabalho e sustento a estas famílias ribeirinhas, a Missão “AMOR”, através do seu projeto “Ensinando a Pescar” tem doado canoas, remo e rede de pesca. Com este material estas famílias podem retirar dos muitos rios que cortam a região o alimento que necessitam para alimentar seus familiares. É a Missão Integral a serviço do Senhor!

Veja

Ribeirinhos para Cristo

A Agência Missionária de Amor aos Ribeirinhos (AMOR), foi fundada em 30 de janeiro de 2008. É uma instituição jurídica de direito privado, sem fins econômicos, de caráter filantrópico, assistencial, recreativo e educacional, que atende as populações ribeirinhas e a outros que a ela se dirijam, independente da classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.

A instituição tem por finalidade o desenvolvimento de projetos nas áreas de assistência social, educação formal e profissionalizante, apoio e assistência a criança carente, supervisão e envio de profissionais capacitados para cumprir as necessidades acimas citadas, provisão, captação e administração de recursos para o sustento da missão.

Para cumprir seus propósitos a entidade atuará por meio de execução direta de projetos, programas ou planos de ação, da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins econômicos e a órgãos do setor público e privado que atuem em áreas afins.

Saiba mais


Leia mais

Índios! Sua terra sararei no Vale do Amazonas
O evangelho nas tribos indígenas do Amazonas
Igreja que navega no Amazonas
Barco Missionário no Amazonas

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!