Existe uma necessidade de revitalização da Igreja?

Revitalição_da_Igreja
Foto: Reprodução

Confira pontos relevantes e movimentos importantes para a renovação e revitalização de uma igreja

Revitalização da igreja! Uma das maneiras mais poderosas de experimentar é através de um movimento de renovação. Estude os grandes despertares e você verá histórias de revitalização nascidas no meio do avivamento.

A igreja de Jonathan Edwards em Northampton é um exemplo bem conhecido, mas existem milhares de histórias da história das igrejas sendo revitalizadas como parte desses movimentos maiores. Aqui estão alguns tipos de movimentos de renovação que podem ajudar a trazer a revitalização hoje.

A missão de Deus 

“Como o pai me enviou, também eu te envio” (João 20:21). Isso significa uma renovação do lugar e do papel da missão, como na igreja missionária. Muitas igrejas estão passando por uma renovação missionária e estão descobrindo uma sensação de que todos somos chamados em missão.

Vemos um maior envolvimento na comunidade. Vemos um número maior de pessoas servindo outras. Porém, precisamos ter cuidado, porque podemos ver uma paixão pelo envolvimento da comunidade e, no entanto, não ver homens e mulheres crerem em Cristo e serem mudados pelo poder do evangelho. Mais sobre isso na Parte Dois.

Renovação de Liderança 

A revitalização requer mudança, e não há mudança no status quo sem urgência. O processo de gerenciamento de mudanças em oito etapas de Kotter é algo que considero útil para os líderes da igreja. Primeiro, ele diz para criar um senso de urgência.

A renovação da liderança ajuda os líderes em um horário e local específicos a serem mais eficazes na liderança de igrejas por meio da mudança necessária para a revitalização. A liderança representou uma enorme ênfase nos anos 80 e 90. Penso que estamos vendo mais interesse no tópico hoje, esperançosamente com cuidadoso discernimento bíblico.

Formação espiritual 

Graças a Deus pela renovação da formação espiritual. Isso parece diferente em diferentes tradições, mas todos podemos concordar que nosso crescimento em Cristo através do Espírito é fundamental para que a revitalização aconteça. Pode parecer diferente em diferentes tradições, mas a renovação da formação espiritual significa simplesmente que a igreja se aprofunda no discipulado.

renovação evangelística 

Geralmente a primeira coisa que uma igreja perde é seu foco no evangelismo. No entanto, essa é a própria renovação que uma igreja precisa revitalizar. Um dos marcadores claros de uma igreja que está em platô ou em declínio há anos e agora está passando por revitalização é o crescimento evangelístico que ela experimenta por meio de vários novos crentes e pelo crescimento de membros da igreja que alcançam o evangelho.

*Com informações do Christianity Today.