A cerimônia de formatura aconteceu na Unidade Prisional Moniz Sodré, no Complexo de Gericinó, em Bangu
Por Patricia Scott
A semente plantada entre os detentos, do Rio de Janeiro, está dando frutos. Na última semana, 17 presos concluíram o Curso Livre e Avançado, da Escola Superior de Teologia Juanribe Pagliarin (ESTJP). A cerimônia aconteceu na Unidade Prisional Moniz Sodré, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do RJ.
“A Palavra de Deus já penetrava nos presídios masculinos e femininos através dos nossos programas de rádios e TVs, mas, agora, através da ESTJP, estamos presencialmente levando-lhes a libertação que só vem através do conhecimento. Disse Jesus: ‘Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará’. Deus abençoe muito a nossa equipe da ESTJP do Rio”, ressaltou o pastor Juanribe Pagliarin, líder da Igreja Paz e Vida.
Fotos foram divulgadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP). Um dos formandos discursou para os outros detentos, testemunhando que encontrou Jesus a partir do curso de teologia da ESTJP.
Atualmente, a pastora Josiane Melo, que é coordenadora dos cursos de Teologia no estado do Rio de Janeiro, está buscando um acordo com a diretoria prisional para abrir mais uma unidade no Complexo de Gericinó. Assim, mais detentos poderão ser beneficiados pelo curso.

Desde 2019, após um longo processo, a Escola Superior de Teologia Juanribe Pagliarin (ESTJP) recebeu a aprovação oficial da SEAP. A publicação, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, ocorreu em 30 de março de 2020.
Confira em quais presídios a ESTJP está presente no RJ
BANGU– COMPLEXO DE GERICINÓ
Moniz Sodré
Esmeraldino Bandeira
Talavera Bruce
Nelson Hungria
Plácido Sá
NITERÓI
Edgar Costa
Constantino Cokótos
SÃO CRISTÓVÃO
Evaristo de Moraes