27.1 C
Vitória
sexta-feira, 5 março 2021

Ressentimento tem cura?

Mais Artigos

Expor, Isolar ou proteger

O que fazer quando o assunto é educação sexual? Por Dinart Barradas Dentre os muitos assuntos que trazem preocupação e consomem a mente e o coração...

Mulheres ….. seres especiais!!!

Independente da idade que temos, do contexto que vivemos, estando disponíveis, seremos surpreendidas diariamente com a Sua “vontade, que é boa, perfeita e agradável”

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

O ressentimento é provocado pelo que as pessoas pensam, dizem ou fazem conosco

Por Erasmo Vieira

Anos atrás, a revista Time publicou na capa a foto de um homem chamado Leonard Holt. Ele trabalhava num laboratório da Pensilvânia, nos EUA, por 19 anos.  Foi líder dos escoteiros, pai amoroso e frequentador assíduo de uma igreja. Esse homem, um dia, pegou duas pistolas e matou friamente vários de seus colegas. Motivo: seus colegas haviam sido promovidos ao longo dos anos e ele, não. Abaixo de sua foto, a revista estampou a manchete: “Responsável, Respeitável, Ressentido”.

É isto que o ressentimento faz. É o sentimento em marcha à ré. Sentimento de mágoa, melindre que, reprimido, se expressa de maneira desequilibrada.

O ressentimento é provocado pelo que as pessoas pensam, dizem ou fazem conosco. E o palco principal do ressentimento? O lar. São das pessoas mais próximas, que geramos expectativas de aceitação e disponibilidade.

O ressentimento é inútil. A coisa mais pesada que você pode carregar em seus ombros é o ressentimento. Não importa o quanto você nutre um ressentimento. O certo é que a coisa só vai piorar.

O ressentimento é uma doença. Em Provérbios 26:23 lemos: “Como uma tinta prateada pode cobrir um vaso de barro comum, assim palavras amigas podem disfarçar um coração cheio de más intenções”. Esse é o perfil da pessoa ressentida, magoada. O seu interior é corroído por pensamentos e ideias más. O que realmente prejudica é o que está corroendo o coração. Não é o que entra, não é o que sai, mas é o que fica que causa o problema. Provérbios 15:13 diz: “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” E Pv 17:22b diz que “…a tristeza na alma acaba com a saúde do homem”.

Como curar o ressentimento?

Sugerimos quatro passos:

Primeiro: admita que está ressentido. Amargurado. Diga isso claramente para você em vez de ficar se enganando. Confesse sua mágoa, não finja. Somos criados para não expressar sentimentos. Mas a expressão é o começo da cura. Procure um psicólogo, um amigo e fale de sua dor, sem rodeios.

Segundo: perdoe quem magoou você, libere-o, deixe-o ir. Temos a tendência de ser o que pensamos. O ressentimento faz você ficar parecido com seu ofensor. Às vezes a pessoa nem lembra mais que o ofendeu. Perdoe. Jesus deu-nos a conta: 70 vezes 7. A questão é que pensamos no perdão como ato. Não é. É um processo contínuo. Cada vez que a memória foca o problema que machuca, você exerce o perdão. Até perceber que aquilo não machuca mais. Esta é a coisa certa para se fazer de modo a ficar bem com você mesmo.

Terceiro: mude seu jeito de pensar. Nossa memória tende a se fixar nos traumas do passado. Na culpa. Na dor. Solte sua memória e a dirija para o lado agradável de sua vida. Boa memória é parte de sua felicidade. As ações são os melhores interpretes do pensamento.

Quarto: saia para a vida e enfrente. Depressão, isolamento e amargura são características do ressentido. Isso é adoecedor. O que pensaram, disseram ou fizeram com você, conta. Mas a vida é mais do que isso. Não é a ação dos outros que vai fazer você feliz. Pelo contrário, são seus pensamentos, suas palavras e suas ações. Sua escolha é o que determina seu destino, sucesso e felicidade. Escolha não ficar ressentido e viva mais saudável e feliz.

Erasmo Vieira é psicólogo e pastor

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Iraque: Visita do Papa levanta questões sobre a Igreja Perseguida

Em visita inédita ao país, o Papa Francisco irá a igrejas atacadas pelo Estado Islâmico. Saiba mais!

“Não temas”, exorta Bolsonaro ao falar da pandemia

Presidente da República citou a Bíblia ao falar da pandemia: "Chega de frescura e mimimi. Vão ficar chorando até quando?" Saiba mais!

Goiânia: Prefeito veta projeto de tornar atividade religiosa essencial

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal ainda no início de fevereiro. Mas o prefeito vetou, justificando que o texto é inconstitucional. Saiba mais!

Jejum pela Guerra Espiritual contra a Covid na Paraíba!

"Vamos todos juntos fazer um jejum em prol da guerra espiritual contra a covid", conclamou o prefeito, Vitor Castelliano, de Cabedelo (PB). Saiba mais!

Entrevistas

Teologia negra: racismo, escravidão e cristianismo

Autor do livro "Teologia Negra, o sopro antirracista do espírito", Teólogo Ronilso Pacheco fala da relação entre cristianismo, racismo e escravidão. Saiba mais!

A força das missões transculturais

Conheça a Adventist Frontier Missions (AFM), um lugar para você servir as missões transculturais enquanto vê o mundo pelos olhos de Deus. Saiba mais!

Pastor Antônio Júnior: simplicidade ao explicar a Bíblia

Com 14 milhões de seguidores em todas as redes sociais, Pastor Antônio Júnior é o dono do maior canal de pregação do mundo no Youtube. Saiba mais!

Ilma Cunha: depressão e ansiedade na pandemia

Já viu como tem gente deprimida e ansiosa à nossa volta? As doenças da alma ganharam força total nesta pandemia. Confira a entrevista!