24.9 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Índice de renovação na Câmara dos Deputados deve ser menor

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

É o que aponta o Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). 79% dos atuais deputados são candidatos à reeleição. 

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) realizou um estudo após o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento do órgão apontou que 79% dos 513 deputados federais vão tentar a reeleição em outubro. E 75% deles devem se reeleger.

Segundo o Diap, em outubro, 407 candidatos vão tentar reeleição na Câmara. O número ficou abaixo da média dos últimos sete pleitos, 408. Mas foi maior que na eleição de 2014, com 387.

Dos 106 que não vão se recandidatar para a Câmara, 31 não vão concorrer a nenhum cargo. E 75 disputam outros cargos. Destes, 40 concorrem ao Senado; 11 são candidatos a vice-governador; nove disputam o governo do estado; sete tentam vaga de deputado estadual; seis são suplentes de candidatos ao Senado; e dois são candidatos à Presidência da República.

Um dos autores do levantamento é o analista político Neuriberg Dias. Segundo ele, a expectativa e o sentimento da população por renovação na Casa serão “frustrados”. “O perfil do Congresso Nacional será mantido. Esses grupos detêm muitos seguidores e pode ter até retrocesso”, analisa.

- Continua após a publicidade -

o estudo apontou também que a redução do tempo de campanha eleitoral de 90 para 45 dias são outros motivos para a baixa renovação da Câmara.

“As mudanças na legislação eleitoral com a criação do fundo eleitoral e a janela partidária permitiram aos deputados e senadores negociarem melhores condições na disputa da reeleição, como prioridade no horário eleitoral e na destinação dos recursos do fundo eleitoral”, avalia o Diap.

*Com informações da Agência Brasil 


Leia mais

Davi Lago fala sobre a voz dos cristãos na política
Eleições 2018: Religião x Política
Mais de 23 mil candidatos são registrados para as Eleições
Partidos lançam 14 candidatos à Presidência da República
Política segundo a Bíblia

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -