23 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

O relato de dor e sofrimento de um sobrevivente ao Covid-19

“Orei por misericórdia de Deus”, declarou Kevin Harris. Em sua conta no instagram, ele relatou dor e sofrimento por sobreviver ao Covid-19

Nos EUA, um paciente, sobrevivente ao coronavírus relatou a experiência de dor excruciante que a contaminação o causou. Kevin Harris, 55 anos, afirmou que em certos momentos “suplicava a misericórdia de Deus”, pois tinha a impressão de que não suportaria muito mais.

Os médicos do Hospital St. Joseph, em Warren, tinham certeza de que Kevin Harris estava com pneumonia. Três dias depois, veio o diagnóstico: coronavírus. Um dos médicos tinha lágrimas nos olhos quando Kevin perguntou se ele iria viver. Outro médico apenas deu de ombros e murmurou: “Eu não sei”.

“Eles me disseram que não tinham uma cura”, disse Harris ao portal New York Post do seu quarto de hospital, onde ele ainda estava ligado ao oxigênio. “Eu só queria que eles me dissessem se iria viver ou morrer”, acrescentou.

O homem, que tem quatro filhos e três netos acredita que foi exposto ao coronavírus em outro hospital, quando foi a um encontro que acabou sendo cancelado. Dias depois desse evento, não conseguia parar de tossir. Mais um dia, e ele estava com febre e dores de cabeça.

Dores no corpo

Segundo Kevin, a pior parte foram as dores no corpo. “A dor é fora do comum. Tudo dói, nariz, dedos dos pés e orelhas. Eu fiquei como uma grande bola de dor”, afirmou, contando que chorou “como uma garotinha” quando saiu da cama para se sentar numa cadeira próxima.

Três dias após seus primeiros sintomas a febre começou a diminuir. Parecia que ele poderia melhorar. Mas depois os sintomas voltaram. E ele sentiu que estava sufocando toda vez que respirava. “Imagine seus pulmões ficando sólidos. É como sufocar sem segurar o nariz”, descreveu.

Kevin Harris é dono de uma oficina de automóveis e normalmente caminha 8 quilômetros todos os dias, o que tornou sua situação ainda mais difícil: “Toda vez que me deitava, minha respiração fica cada vez mais baixa. Eu pensei que meus pulmões iriam falhar. Eu estava gritando por misericórdia e orando a Deus”.

A luta para sobrevivência

Kevin foi o primeiro caso de coronavírus daquele hospital. Mas, segundo ele, os médicos disseram que tentariam de tudo para que ele sobrevivesse. “O médico me disse: ‘Olha, eu já estive ao telefone com pessoas de todo o mundo que estão tentando tudo o que podem. Nós não vamos deixar você morrer’”.

Ele recebeu um coquetel de vitaminas, incluindo muita vitamina C, remédio para tosse, um medicamento antiviral experimental, uma vacina contra a malária e antibióticos. E os médicos explicaram que aquela era uma tentativa de impulsionar o sistema imunológico. Junto com isso, eles aconselharam que Kevin orasse.

Depois de quase duas semanas, a febre acabou. E isso permitiu que ele caminhasse sem  ajuda de um andador para ir ao banheiro. A essa altura, ele descreve que a escala de dor era metade do que sentia antes. Porém, continua em completo isolamento. E a cada seis horas, sua temperatura era medida pela equipe médica usando luvas, um terno de papel amarelo e uma máscara facial.

Melhora gradativa

Ainda recebendo medicamentos para tosse e dor, Kevin ouviu do Dr. Huong Nguyen, infectologista do hospital, que ainda não está fora de perigo, mas que está melhorando gradualmente. E que pode levar alguns meses até que ele esteja de pé novamente.

“Eu estava com medo do pior. Ele é um cara durão e já passou por muita coisa, então ouvi-lo me dizer que achava que não superaria isso foi triste e assustador”, disse a filha de Kevin, Kamron Khan, que é enfermeira. Kevin Harris aprendeu que todos precisam estar prontos para o coronavírus: “As pessoas precisam levar isso a sério. O vírus é um monstro tentando te matar”.

* Com informações de Fox 8 e New York Post 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Graça Music de olho nos jovens talentos gospel do Brasil

Gravadora Graça Music apresentou pacote de contratações nesta semana. São os novos jovens talentos gospel do Brasil. Saiba mais!

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

Sri Lanka: ONU alerta sobre deterioração dos direitos humanos

Impunidade, discurso de ódio e militarização do governo estão ameaçando os direitos humanos no país. Saiba mais!

“Primeiro amor”, com Nívea Soares

Canção é uma versão em português de "First Love", interpretada pela cantora norte-americana Kari Jobe.

Uma história de cuidado e dedicação com as crianças

Exemplo! Uma senhora na Austrália dedica 60 anos da sua vida cuidando de crianças carentes. Dona Veryl, como é chamada, tem elas como filhas. Saiba mais!

Entidade cristã luta contra o alcoolismo na Bahia

Há mais de 20 anos a Agência Humanitária Adventista, ADRA, atua contra o alcoolismo no estado de maior consumo de álcool do país, a Bahia, com trabalho multidisciplinar e humanizado. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!