24.4 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Rei do Reino

Uma busca, uma posição, um reino e um rei! Quatro pilares estruturais, Jesus estabelece para a humanidade.

Pilares que, se entendidos e alcançados em sua plenitude, têm o poder de dar a qualquer pessoa uma vida mais que vencedora. Para compreender e levantar pilares fortes, é necessário ter a percepção de que a vida cristã em muito se assemelha a uma grande construção.

O apóstolo Paulo deixou isso muito claro no texto de Efésios 2:20-22: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”

Esse texto intensifica e aprofunda o conceito da vida cristã como edificação, levando-nos a entender que essa construção é para habitação de Deus em Espírito. Definitivamente Deus quer morar em nós. Entretanto, para que uma vida seja habitação de Deus, ela deve obedecer a severos padrões de qualidade. Então pergunto: você moraria em uma casa ou prédio se soubesse que as colunas, os pilares de fundação daquela construção, estão danificadas, ou foram mal construídos? Creio que sua resposta seja: “Não! Eu não moraria”. Pois assim também é Deus; para que uma edificação de vida O receba, deve estar bem ajustada e com suas bases muito bem estabelecidas. O enredo principal de Jesus no conceito transmitido neste texto tão conhecido de Mateus 6:33 é enfocado no estabelecimento dos pilares, na estruturação e no fortalecimento das colunas da vida humana. “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça.”

Entenda, para que suas bases estejam fortes em Deus, você precisa buscar! Este é o primeiro pilar: buscar é tomar decisão, é agir. Após seguir essa direção, você deve definir a prioridade desta decisão/ação na ordem de prioridades em sua vida. Deve buscar o Reino de Deus antes de qualquer outra coisa. Este é o segundo pilar, ordem de prioridades.

- Continua após a publicidade -

Reino é um ambiente de governo. Sua vida tem vários ambientes de governo, tais como família, trabalho, escola, grupos sociais e assim sucessivamente. Qual desses você busca em primeiro lugar? Contudo, ao definir sua ordem de prioridades, não deve parar por aí! O texto deixa claro que você deve buscar o Reino de Deus e a Sua justiça. Aqui está o núcleo do processo de estabelecimento de pilares. Reflita comigo! O Reino tem muitos benefícios, mas se você buscar somente o Reino e seus benefícios, todas as coisas lhe serão acrescentadas? Não! Pois é necessário buscar a justiça do Reino, esse é o pilar mais importante nesta magnífica construção chamada vida cristã. Como eu disse, reino é um sistema de poder. Por isso, se somente o buscar, sua postura será de um interesseiro, pois vai querer apenas o benefício que o reino e seu poder podem lhe dar. É a justiça do Reino que faz de você parte dele, pois a justiça é mais que poder, ela é um padrão de comportamento.

Para se ter a justiça automaticamente, é necessário destruir a injustiça, algo possível só por meio de uma entrega total de vida à justiça, por meio da verdadeira confissão e arrependimento. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça (1 João 1:9). Livres da injustiça por meio do arrependimento, concluímos o pilar mais importante de nossa base de construção. Assim alinhamos nossa edificação de vida, buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, que muda nossa vida, pois é o Rei do Reino de Deus. E quem é o Rei? O nome dEle é Jesus Cristo. Neste ponto, não só encontramos como também somos encontrados por Jesus, o justo. Ele é a justiça, o caminho a verdade e a vida, aquele que é tudo em todos. E assim todas as coisas nos são acrescentadas, muito mais que o poder desta vida, mas as coisas desta vida e da próxima. Pois depois que tudo acabar aqui neste mundo, o Rei eterno ainda continuará habitando em nós, e habitaremos nEle eternamente e seremos um com Ele na glória eternamente. E esse sim é o lugar onde tudo se completará e todas as coisas verdadeiramente farão sentido perfeito e seremos o edifício santo para reinarmos com Cristo em Glória.


Pr. Romney Cruz é pastor da Igreja Evangélica Ministério Gileade

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas