Prazo para regularizar o título de eleitor encerra em maio

FABIO POZZEBOM/ABR
Os cidadãos que não cadastrarem os títulos de eleitor não podem votar ou tirar o passaporte. (Foto: Fabio Pozzebom / ABR)

O eleitor que não estiver com o documento regularizado até o período estabelecido estará impossibilitado de votar

Se você está com seu título de eleitor cancelado, fique atento: o prazo para regularização encerra em 06 de maio. Quem não tiver o documento em dia estará impossibilitado de participar das eleições municipais que serão realizadas em maio deste ano.

No ano passado, cerca de 2,4 milhões de títulos foram cancelados por falta de justificativa de ausência de voto em um turno ou três eleições seguidas. A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O cidadão que estiver com o título de eleitor cancelado fica impedido de votar, tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Neste ano, 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar. O primeiro turno será realizado no dia 04 de outubro. Se houver necessidade, o segundo turno será em 25 do mesmo mês.

Como regularizar o título?

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. No dia 06 de maio também será o último dia para fazer a alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

*Da redação, com informações da ES Brasil.