22.9 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Família em Casa: Lugar de Refúgio ou Campo de Batalha?

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Comissão Europeia avança para disponibilizar € 11,5 bi para recuperação da crise

A Comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira, 3, modificações em seu orçamento para 2020 para disponibilizar 11,5 bilhões de euros para a recuperação econômica já em 2020.

Vacina contra covid-19 desenvolvida em Oxford será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada também no Brasil, conforme publicação no Diário Oficial da União.

CPI identifica 2 milhões de anúncios do governo em sites de ‘conteúdo inadequado’

Relatório produzido pela CPI das Fake News mostra que o governo federal investiu dinheiro público para vincular 2 milhões de anúncios publicitários em canais que apresentam "conteúdo inadequado".

Bolsonaro formaliza general Eduardo Pazuello como ministro interino da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro formalizou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3) o nome do general Eduardo Pazuello para exercer, interinamente, o cargo de ministro de Estado da Saúde.

A Família é hoje um ajuntamento de pessoas na mesma casa, com os filhos sem escola e os pais sem trabalho ou trabalhando em casa

Este é um momento singular, de notícias pessimistas e alarmantes, remetendo a alguns filmes de ficção que já vimos. O que era uma realidade em um país distante, agora bate em nossas portas, trazendo a imposição para que todos se refugiem em suas casas como lugar de proteção e cuidados contra um vírus avassalador que devasta a saúde, a economia, atingindo todos os segmentos da sociedade.

Sair de casa é sair para um campo minado, como em um cenário de guerra, e correr o risco de trazer o inimigo mortal para dentro de casa. É um momento propício para reflexões: A Família refugiada em casa – surpreendentemente em casa.

Essa questão sobre a família tem pulsado de forma intensa em nossa mente nestes dias difíceis: Lugar de Refúgio ou Campo de Batalha?

A Família é hoje um ajuntamento de pessoas na mesma casa, com os filhos sem escola e os pais sem trabalho ou trabalhando em casa, em decorrência da ameaça do vírus ameaçador. Isto é fato. Mas será apenas um ajuntamento onde o convívio por dias seguidos tem tornado visível e denunciado as consequências dos anos seguidos de isolamento e de superficialidade relacional? Será que o convívio intempestivo está expondo as diferenças não tratadas, as queixas silenciosas, as mágoas guardadas e as doenças camufladas?

Neste cenário, os filhos são expostos a um convívio que denuncia, muitas vezes, que a ameaça externa aponta também para um vírus interno, que contamina a alma e destrói os relacionamentos. Que vírus está matando mais?

“Mas, se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não serem mutuamente destruídos”. Gálatas 5.15(NVI)”

Há uma morte subjetiva que se anuncia também ameaçadora, quando o vírus da discórdia e do desamor impede que o Amor, o oxigênio da alma, vitalize os relacionamentos familiares. Quando o fluxo do amor é obstruído, morre-se cada dia um pouco mais. São mortes subjetivas que matam mais que as mortes físicas e nem sempre são perceptíveis.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”. Provérbios 4.23 (ARC)”.

Quando o fluxo do amor é obstruído, cônjuges e filhos são contaminados e as consequências são transmitidas às gerações seguintes.

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade”. Salmo 46.1 (BKJ)”

Portanto, diante da ameaça externa, todos somos convocados a olhar nossa família para além do que temos vivido nesse rápido convívio que as atividades diárias nos impõem. Em tempos de adversidades, o lar é o lugar onde a Família se refugia, não para ser apenas um ajuntamentos de pessoas, mas para restaurar o propósito original de ser um lugar de reconciliação, de cura, de amor e paz, e de perdão: o lugar que aponta para o refúgio do altíssimo.


Ilma Cunha é Diretora Executiva na DINAMIZE Consultoria e Treinamento Ltda
- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro Sepal em nova data

A data do encontro Sepal, que aconteceria em maio foi alterada para setembro. Medida foi tomada de acordo com as práticas para o enfrentamento da propagação do coronavírus

Vila Mix em Casa Gospel com grandes nomes

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Lições da Escola Bíblica em libras

Conteúdo está disponível no canal da CPAD no Youtube. Todos os vídeos com as aulas estão em libras

Luiz Gwyer lança single “Ânimo”

Canção integra um repertório produzido por Luiz Gwyer em 2013 O cantor e compositor Luiz Gwyer acaba de lançar o single “Ânimo” em todas as...

Não ao racismo! O silêncio da indústria da música

No Brasil, a maior gravadora do país, a Sony Music, aderiu ao movimento anti racista

“Amazing Grace” cantado por pessoas de 50 países

Clipe foi gravado em lugares simbólicos e em idioma próprio de cada país participante