23.5 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Líbano: Refugiados podem ser afetados pela fome

Leia também

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

Território abriga o maior número de refugiados no mundo, que correm risco de passar fome. Pelo porto de Beirute, capital do Líbano, o local da explosão, passam 60% das importações do país.

A situação do Líbano já não era fácil pelas questões políticas e instabilidade econômica. Porém, a explosão que aconteceu na terça-feira, 4, em Beirute, capital do país, pode agravar a fome que muitos já enfrentam. Alimentos e outros itens básicos para a sobrevivência foram destruídos com a explosão.

O ministro da Economia do Líbano, Raoul Nehme, informou à Reuters que o país possui um estoque de grãos para alimentar a população por três meses. As igrejas locais estão sobrecarregadas, mas permanecem assistindo aos necessitados que surgem.

A Portas Abertas também tem parcerias em projetos que servem cristãos refugiados no Líbano. Mas nenhum deles foi atingido diretamente pelo incidente. Porém, já está em estudo como a organização pode fazer a diferença neste momento delicado do país.

“A explosão só fez piorar a situação no país. Muitos dos suprimentos que chegaram pelo porto, foram igualmente destruídos e essa perda aumentará a insegurança alimentar de todos. Os refugiados que servimos estão entre os grupos mais vulneráveis e serão fortemente afetados”, afirma um colaborador da Portas Abertas no Líbano.

Refugiados no Líbano

Hoje, o território abriga o maior número de refugiados no mundo, 976 mil deles são da Síria. Segundo o Relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, 55% dos sírios sobrevive com menos de 2,90 dólares por dia. Um valor considerado abaixo da linha da pobreza pelo Banco Mundial.

refugiados_Líbano
Campo de refugiados sírios no Líbano é um dos trabalhos da Portas Abertas na região. Foto: Portas Abertas

A resposta rápida das autoridades retirou de cena qualquer suposição de atentado terrorista ou de grupos extremistas que atuam no Líbano. Com vários mortos e milhares de feridos, as igrejas cristãs responderam rapidamente ao pedido do governo e organizações por ajuda e já estão sobrecarregadas, apoiando em cada necessidade da população.

*Com informações de Portas Abertas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Reconhecimento facial para monitorar cristãos na China

Vigilância ao extremo na China! Na tentativa de controlar o avanço do cristianismo no país, governo investiu no reconhecimento facial nas igrejas para monitorar cristãos. Saiba mais!

Número 2 da Al Qaeda foi morto secretamente no Irã

Autoridades iranianas estão acobertando a morte de Abdullah. Nenhum governo reivindicou responsabilidade pela ação. Saiba mais

Mundo ultrapassa 50 milhões de casos de covid-19

As mortes em decorrência da doença no mundo chegam a 1.256.254, segundo a plataforma da universidade norte-americana

Paulo Oliveira: Toda crise é boa para quem é pequeno

Como será de agora em diante para a economia, a política e a educação? E onde a Igreja entra nisso? Confira a entrevista com Paulo Oliveira, presidente do Instituto Renovo

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Dons espirituais para a Igreja

Dádivas de Deus, os dons espirituais são manifestados no meio do Corpo de Cristo para a edificação da Igreja do Senhor no mundo

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical