16.7 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

A Reforma e o movimento de Sociedades Bíblicas

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Pandemia afeta tratamento de hipertensão em mais de metade dos países

Doença agrava casos de Covid-19. OMS detectou falhas também nos serviços a diabéticos e cardíacos

O que você acha do limite de barulho nos templos religiosos?

O Senado Federal está fazendo uma consulta pública sobre limites para emissão sonora das atividades em templos religioso.

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Para Roberto Campos Neto, o PIB deve ser "bem pior" no segundo trimestre, em função da pandemia do novo coronavírus

Igreja cristã é demolida no Egito e cristãos são presos

A destruição de uma igreja no Egito foi para punir o "crime" de construir mais salas para a escola dominical

Movimento iniciado na Alemanha, no século 16, buscou comunicar a Bíblia de maneira compreensível, tarefa à qual as Sociedades Bíblicas Unidas se dedicam, em todo o mundo.

A Reforma foi um movimento iniciado na Alemanha no século 16. Já o movimento de Sociedades Bíblicas só começou na Inglaterra nos anos 1800. Apesar da distância histórica destes movimentos, a difusão da Bíblia Sagrada os une.

A Reforma redescobriu a mensagem da Bíblia. Lutero via na Bíblia mais do que um livro. Para ele, a mensagem do Livro Sagrado era para ser ouvida, refletida, cantada, estudada, ensinada e pregada em família e comunidade. Lutero definia Igreja como “as ovelhas que ouvem a voz do Bom Pastor”. Foco na proclamação da mensagem bíblica é um dos legados da Reforma. No âmbito das Sociedades Bíblicas, até muito recentemente, a ênfase era tornar a Bíblia – o Livro – disponível. Mas pouco a pouco deu-se conta de que também cabia ajudar as igrejas e as pessoas a assimilar e pôr em prática os valores da Bíblia.

A Reforma buscou comunicar a mensagem da Bíblia de maneira compreensível. A mensagem da Bíblia não era compreendida pelo povo de Lutero. Registrada em latim e em alguns poucos dialetos germânicos de domínio restrito, a Bíblia era para poucos. Lutero cresceu numa sociedade em que pontificava o analfabetismo bíblico. Ele próprio só viu uma Bíblia já na juventude, em Latim, na biblioteca do mosteiro de Wittenberg. A descoberta de um Deus de amor e perdão nas Escrituras mudou sua vida. Para que a mensagem de Cristo chegasse a todos, Lutero empenhou-se na tradução da Bíblia para sua língua materna. A tradução da Bíblia completa feita por Lutero, lançada em 1534, foi tão bem aceita que unificou a língua alemã. Comunicar a mensagem bíblica de maneira compreensível é outro legado da Reforma.

“Aproveitar a tecnologia para propagar a mensagem bíblica é mais um legado da Reforma. Nos dias atuais, as Sociedades Bíblicas buscam aproveitar o meio digital para comunicar a mensagem bíblica”. 

No contexto das Sociedades Bíblicas, continua o empenho por tornar a Bíblia disponível em linguagem acessível, seja por meio de novas traduções ou da revisão de traduções existentes. Além disso, busca-se publicar a mensagem bíblica de maneira a chamar a atenção dos mais diferentes públicos.

Em terceiro lugar, a Reforma aproveitou a tecnologia da época para difundir a mensagem da Bíblia. Por séculos, a Bíblia vinha sendo copiada manualmente. Daí seus exemplares serem raros e caros. Entre 1450 e 1460, Gutenberg desenvolveu a prensa com tipos móveis, o que revolucionou a indústria do livro. Em 1522, o Novo Testamento traduzido por Lutero foi publicado com essa tecnologia, o que diminuiu os custos e acelerou sua difusão. Isso também incentivou muitas pessoas a aprenderem a ler e escrever. Aproveitar a tecnologia para propagar a mensagem bíblica é mais um legado da Reforma. Nos dias atuais, as Sociedades Bíblicas buscam aproveitar o meio digital para comunicar a mensagem bíblica.

A Reforma teve um profundo impacto na difusão da Bíblia. O movimento de Sociedades Bíblicas dinamizou tal difusão. Revisitar essa história faz com que sejamos agradecidos por hoje termos acesso tão abundante à Bíblia e sua mensagem.


Paulo Teixeira é teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraica e secretário de Tradução e Publicações da SBB


Leia mais

Reforma Protestante – cinco séculos de história
Conheça os detalhes da reforma protestante

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Varejo de livros acumula perda de 13% em 2020

Efeitos da pandemia ainda se fazem sentir no setor, que teve resultado 33% menor do que em maio de 2019

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição