19.9 C
Vitória
quinta-feira, 9 dezembro 2021

Putin propõe vetar casamento gay na Constituição da Rússia

Segundo presidente da Rússia, a reforma constitucional será submetida a um referendo em abril. Assim, deve ter o apoio da maioria dos votantes para entrarem em vigor

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, apresentou nessa segunda-feira (2) à Duma, Câmara Baixa do Parlamento russo, emendas à Constituição do país. As 24 páginas atualizadas incluem menção a Deus e estabelecem que casamento só é possível entre homem e mulher.

Entretanto, o texto das emendas ainda não foi tornado público, mas foram descritas aos jornalistas em uma série de briefings do alto escalão da Câmara russa.

O vice-presidente da Duma, Pyotr Tolstoy, declarou que a proposta “mais importante” é a que veta o casamento gay. “Estou feliz que essa alteração tenha aparecido sob a assinatura do chefe de estado”, declarou, segundo o relato do jornal britânico The Guardian.

É a primeira vez que a Rússia emenda sua Constituição desde 1993. Do jeito que está, ela não permitiria a Putin mais um mandato como presidente o atual termina em 2024.

Apoio popular?

O apoio às emendas a favor da inclusão do nome de Deus no texto e contra o casamento gay é visto como uma tentativa do presidente de manter o apoio de grupos nacionalistas e da Igreja Ortodoxa russa.

Uma pesquisa, divulgada na última semana pelo Centro Levada, uma organização independente, apontou que apenas 25% dos russos apoiam o plano de Putin. Além disso,  enquanto 10% afirmaram que vão votar contra ele, e 37% ainda não decidiram. Outros 23% disseram que não participarão do plebiscito.  As propostas devem ter o apoio da maioria dos votantes para entrarem em vigor.

A íntegra da reforma, incluindo as novas mudanças, deverão ir à votação na Casa nos dias 10 e 11 de março. Além disso, na semana passada, ele anunciou que a reforma constitucional será submetida a um referendo em 22 de abril.

*Da redação, com informações do Antagonista

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se