Marcelo Rebelo é filiado ao Partido Social Democrata (PSD) e ex-professor de Direito. Ficou conhecido como comentarista político na televisão e chega novamente à cadeira presidencial aos 72 anos
Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito presidente de Portugal neste domingo (24), ao obter 60,7% dos votos. Em segundo lugar ficou a candidata socialista Ana Gomes, com 12,97%, e em terceiro André Ventura, com 11,9%.
No total, o atual presidente teve 2.533.799 votos, enquanto a segunda colocada teve 541.345 e o terceiro 496.583, de acordo com a emissora RTP. A abstenção foi de 60,51%.
Após a confirmação oficial de sua vitória, Rebelo afirmou que “Temos de reenconcontrar o que ficou perdido. Fazer esquecer as xenofobias, as exclusões, os medos. Temos de valorizar as inclusões, os afetos, as cidadanias”.
Rebelo de Sousa é filiado ao Partido Social Democrata (PSD) e ex-professor de Direito. E ficou conhecido como comentarista político na televisão e chega novamente à cadeira presidencial aos 72 anos.
A disputa
Outros oito candidatos estavam na corrida presidencial deste ano. A esquerda saiu enfraquecida do processo eleitoral, com uma distância de apenas 1% do terceiro colocado, André Ventura.
Com um discurso antissistema, o candidato recebeu quase meio milhão de votos e cresceu sete vezes mais em relação a outubro de 2019. Outros nomes, como Marisa Matias, do Bloco Esquerda, e João Ferreira, do Partido Comunista Português, também perderam espaço, obtendo 3,95% e 4,32% dos votos, respectivamente.
*Com informações das agências