29.6 C
Vitória
terça-feira, 1 dezembro 2020

Record mundial do mercado de música gospel na pandemia

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

Buscas por termos ligados à música cristã cresceu mais de 200% no google, no período de isolamento social. Porém o público cristão ainda precisa acelerar o processo de entrada nos apps de áudio de streaming

Por Priscilla Cerqueira 

Se o consumo mundial de música gospel já estava nas alturas nos últimos anos, com a pandemia, a música cristã bateu recordes nunca antes registrados. A busca por termos ligados à música cristã no google cresceu mais de 200% durante o período de isolamento social.

O gênero alçou voo também nas plataformas de streaming. Só na Deezer, a playlist Top 50 Gospel, principal do gênero na plataforma, cresceu 23% em reproduções e 11% em ouvintes desde fevereiro.

“Nós nos preocupamos muito em levar para o usuário música e áudio que trazem paz e conforto. Então, temos conseguido entregar para o usuário um, conteúdo de relevância”, explica Lincoln Baena, editor de música gospel da Deezer no Brasil e América Latina.

No Spotify, a música gospel já apresentava rápida ascensão antes mesmo da pandemia. Em 2019, o estilo cresceu 44% em número de ouvintes, percentual menor apenas que o da música sertaneja. A plataforma tem destaques com a Sucessos Gospel, uma das cinco playlists mais ouvidas é a Louvor & Adoração, playlist de worship mais popular do mundo.

“O gênero cresceu também no mercado internacional e é interessante observar que no Brasil se ouve gospel nacional e estrangeiro”, diz Roberta Pate, diretora de Relacionamento entre Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina.

Crescimento

O Brasil é o segundo maior consumidor de música cristã do mundo. Perde apenas apenas para os EUA. Entre as vozes estrangeiras que se destacam no Brasil, está a da cantora norte-americana Lauren Daigle. Com dois álbuns lançados, ela estourou no país com a canção You Say, primeira música de trabalho do projeto Look Up Child.

A faixa entrou na trilha sonora do filme cristão “Superação – O Milagre da Fé” e ganhou uma versão em português cantada por Gabriela Rocha. Por conta da pandemia, a turnê que a cantora faria no país em junho foi cancelada, mas a artista segue influenciando uma nova geração de músicos que trabalha para expandir a música gospel mundo afora.

Estilos diferenciados no Brasil

Enquanto nos EUA a música cristã segue uma linha mais tradicional, com melodias facilmente identificáveis, no Brasil existe diferentes sonoridades. Ou seja, o gospel vai do rock ao sertanejo.

“Como a música abarca diferentes gêneros musicais, isso causa uma identificação de diferentes perfis de consumidores. A chegada do digital contribuiu ainda mais para essa diversificação”, pontua Maurício.

Transição para o digital

Embora haja crescimento no mercado de música gospel, Maurício destaca que os números do gospel ainda são bem pequenos, comparados com a música secular.

um fator que pode fazer os números aumentarem mais. “Não vejo um boom de consumo gospel no Brasil. Vejo um crescimento orgânico. Qualquer funkeiro tem três milhões de ouvintes. Aline Barros, com seus mais de 22 milhões de seguidores não passa de 1,5M de ouvintes”, pondera.

Um problema nisso, segundo Maurício, é a transição do digital no segmento, que ainda está lenta. “Eu até acho que o gospel neste momento de pandemia trouxe alento, esperança e aumentou o público de consumo, mas a verdade é que o público cristão precisa acelerar o processo de entrada nos apps de áudio streaming”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Asia Bibi pede que presos por sua fé sejam libertos no mundo

A cristã Asia Bibi comoveu o mundo com história de superação. Ela esteve mais de uma década no corredor da morte no Paquistão, mas foi libertada. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Pastor Ricardo Dias é exonerado da Funai

Pastor Ricardo Dias chefiava área de índios isolados da Funai exonerado da Funai. Saiba mais!

O poder de decifrar pessoas

Programa Conexão empreendedora de hoje, 30, recebe o o CEO e fundador de seis empresas, mentor e escritor, Pedro Stivalli para falar sobre o poder de decifrar pessoas. Saiba mais!

Brasil e Israel: união para salvar Amazônia

O acordo entre Brasil e Israel tem o objetivo de contribuir para que o governo tenha mais dados para impedir as queimadas e o desmatamento na Amazônia. Saiba mais!

Dia do Evangélico – Espiritualidade e Fé

Os evangélicos já representam cerca de um terço da população do Brasil. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!