28.7 C
Vitória
terça-feira, 2 março 2021

Receita abre consulta a 1º lote da restituição do Imposto de Renda

A data segue o novo calendário de pagamento da restituição adotado pela Receita neste ano.

Por Redação (AE)

A Receita Federal liberou na manhã desta sexta-feira, 22, a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2020. De acordo com o órgão, os primeiros pagamentos contemplam apenas contribuintes enquadrados em prioridade legal – idosos e pessoas com deficiência física ou intelectual ou moléstia grave.

O primeiro lote da restituição será pago no dia 29 de maio para cerca de 901 mil contribuintes, somando um valor de R$ 2 bilhões

O número de lotes foi reduzido de sete para cinco e a primeira parcela dos pagamentos foi antecipada de junho para maio. Também foi determinado que as datas dos lotes fossem alteradas do dia 15 para o último dia útil de cada mês.

Este é o primeiro ano em que as restituições começam a ser pagas antes do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda.

Isso porque a data foi postergada do dia 30 de abril para 30 de junho devido à pandemia do novo coronavírus, enquanto as datas da restituição foram mantidas.

Como consultar o primeiro lote da restituição do IR 2020

Para acessar a consulta do primeiro lote da restituição, é preciso entrar no site de serviços da Receita Federal pelo seguinte endereço na internet: https://servicos.receita.fazenda gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

Na página, insira seu CPF e data de nascimento e digite os caracteres que aparecem na imagem de verificação. Em seguida, clique em “Consultar”.

Se você quiser descobrir se teve a declaração do IR liberada, acesse o portal de serviços virtuais e-CAC no site da Receita. Lá, você pode ver o extrato da declaração e saber se há alguma inconsistência de dados. Se for esse o caso, você pode fazer entregar uma declaração retificadora para corrigir os erros.

No aplicativo da Receita, disponível para celulares e tablets Android e iOS, também é possível verificar as declarações do Imposto de Renda e as restituições, além da situação cadastral do CPF.

Menos da metade dos contribuintes entregaram a Declaração do IR

Segundo a Receita Federal, até a última quarta-feira, 14,7 milhões de contribuintes tinham entregado a declaração do Imposto de Renda 2020. A previsão é que, este ano, sejam entregues 32 milhões de declarações.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, voltou a recomendar que os contribuintes não deixem para entregar a declaração para os últimos dias. “É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento.”

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Receita começa a pagar restituições de contribuintes

Caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil

Forças Armadas estão prontas para defender pátria e liberdade, diz Bolsonaro

O presidente destacou que será possível "transformar de forma irreversível nossa operacionalidade e nossa capacidade logística"

Após irregularidades, Receita Federal aplica multas a igrejas evangélicas

Fisco descobriu que instituições usavam remuneração de pastor, que é isenta de pagar tributos para distribuir participação nos lucros. Em reunião, Bolsonaro pediu que o órgão perdoasse dívidas igrejas

Instituto Água Viva; contribua nessa causa

Faça a diferença e mude uma vida! Utilize seu Imposto de Renda para ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social! Saiba mais! O...

Imposto de Renda – Receita continua recebendo após o prazo

Os contribuintes que perderam o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas 2019 podem enviar o documento a partir...

Atenção! Declaração do IR deve ser enviada até hoje (30)

Receita espera receber 30,5 milhões de documentos este ano Os contribuintes que ainda não fizeram a Declaração do Imposto de Renda deste ano têm até...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!