back to top
24.4 C
Vitória
segunda-feira, 22 DE julho DE 2024

Recebi um cargo na igreja, e agora?

Algumas pessoas têm muitas dificuldades em exercer um cargo pela primeira vez na igreja. Ter humildade para buscar ajuda é fundamental nesse processo. Foto: Freepik

Pastores indicam quais atitudes são importantes para que essa missão seja bem-sucedida  

Por Cristiano Stefenoni

Ter um cargo na igreja é mais do que uma responsabilidade. É fazer parte de um grupo de pessoas que entenderam a importância de usar os seus dons para servir a Deus de forma voluntária. Em 2024, essa experiência será inédita para muitos que ganharam um cargo e terão a missão de trabalhar na Obra. Contudo, algumas atitudes serão importantes para que essa missão seja bem-sucedida.   

“Se o seu pastor ou líder o escolheu para exercer um cargo, é porque ele sabe que você tem condições de desempenhar um bom trabalho, mas é preciso ser humilde. Toda ideia que surgir deve ser levada ao conhecimento do seu líder, para ele que avalie se está no caminho certo, para que sejam tomadas decisões assertivas nesse trabalho”, orienta o pastor Álvaro Oliveira Lima, presidente da Convenção Evangélica dos Ministros das Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo e Outros (Cemades).

Outro ponto abordado pelo pastor diz respeito ao comportamento ético de quem exercerá um cargo na igreja, principalmente se for a primeira vez. “É preciso ser muito ético para não atrapalhar o trabalho dos outros e nem o do seu antecessor. Em oração, pesquise sobre o cargo que lhe foi confiado, para não confundir os trabalhos atuais com a função de outra denominação, de modo a evitar conflitos de princípios da igreja”, ressalta.

- Continua após a publicidade -

Caso haja dificuldades, o pastor Lima orienta a comunicar a situação ao líder. “O líder ou alguma pessoa experiente pode aconselhar, passar orientações. Se depois de tudo isso ainda não conseguir exercer sua função, é preciso procurar o seu pastor, expor toda a dificuldade, agradecer pelo cargo e entregá-lo”, orienta.

Para o pastor Lisânias Moura, da Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo, seja qual for o cargo que a pessoa ocupar, humildade em querer aprender, pedir orientação e se esforçar farão toda a diferença.

“Procure aprender com quem já esteve nessa função. Entenda que o seu trabalho ou ministério não é o único, ou seja, coopere para o sucesso do outro. Busque a Deus acima de tudo. Seja humilde e admita que tem muito a aprender. Admita as dificuldades, peça outra chance e, se for o caso, mude de função”, enfatiza Moura.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -