back to top
24.9 C
Vitória
terça-feira, 28 maio 2024

O Brasil no ranking internacional de universidades

A Universidade de Caxias do Sul é uma das 11 universidades brasileiras que entraram no ranking deste ano. Foto: Reprodução

País é o sétimo com maior número de universidades no ranking que tem 92 países

Brasília – O Brasil aumentou o número de universidades que entraram na lista do prestigiado ranking internacional da Times Higher Education. Liderada pela britânica Universidade de Oxford, a lista deste ano tem 46 universidades brasileiras, contra 35 no ano passado.

O salto fez o Brasil passar de nono para o sétimo país com maior número de universidades na lista. E deixou para trás nações como Chile, Itália e Espanha. Todas as 11 novas instituições brasileiras foram classificadas na faixa de mais de 1.001.

Apesar disso, a maior parte das universidades que compõem o ranking estão no final da lista e caíram posições ou ficaram estagnadas. Os dados incluem informações de 92 países e regiões.

Avaliação das Universidades

Na edição deste ano, foram avaliadas 1.396 universidades de 92 países pelo Times Higher Education, instituição britânica, que produz uma das principais avaliações educacionais do mundo todo.

- Continua após a publicidade -

Para este ranking global, critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento são utilizados como indicadores de desempenho das universidades.

Situação nacional

A USP é a primeira universidade brasileira a aparecer na lista. Instituição ocupa posição entre 251 e 300. A segunda brasileira é a Unicamp, que ocupa um lugar entre as 501 e 600 melhores. E caiu posições, já que no ano passado a universidades estava entre as 401 e 500 primeiras.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a terceira brasileira em melhor colocação. A instituição ficou entre 601ª e a 800ª colocação.

*Da Redação, Com informações de 


Leia mais

Educação de berço, garantia de sucesso

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -