23.8 C
Vitória
sexta-feira, 5 março 2021

Rainha Elizabeth II faz um novo discurso emocionante

Foi o segundo discurso da monarca na semana. Pela primeira vez em 68 anos de reinado, Rainha Elisabeth II falou sobre espírito pascal e pediu que britânicos respeitem a quarentena

Por Célia Froufe, correspondente (AE)

Com uma avaliação muito elevada do pronunciamento que fez à nação pela televisão na semana passada por causa da pandemia da Covid-19 e com o primeiro-ministro, Boris Johnson, internado no hospital por causa da doença, a rainha Elizabeth fez algo inédito: um novo discurso à nação menos de uma semana depois de ter levado uma mensagem a milhões de britânicos que aguardaram suas palavras e ouviram a promessa de que “nos encontraremos de novo”.

Seu foco, neste sábado, foi dizer que a Páscoa “não foi cancelada”, mas que é preciso um esforço de isolamento de todos para que outras pessoas fiquem a salvo. “O coronavírus não vai nos vencer”, afirmou a monarca de 93 anos.

A rainha fez a gravação do áudio no Castelo de Windsor, onde está isolada há três semanas ao lado do marido, o duque de Edimburgo. Elizabeth II voltou-se às famílias de todo o país novamente, enfatizando a dor de perder entes queridos por causa da Covid-19. Nos últimos três dias, os números oficiais do Reino Unido apontaram para quase mil mortos a cada 24 horas. O número total está próximo a 10 mil. A expectativa é a de que o país esteja muito próximo de passar pelo pico da pandemia.

Páscoa

A mensagem da Páscoa vem em um momento em que vários departamentos do governo fazem uma maciça campanha pela internet e a televisão solicitando às pessoas que fiquem em casa no fim de semana para impedirem mais propagação do vírus. Pedir à população que se mantenha em casa no início da primavera é tarefa particularmente difícil porque ontem foi feriado bancário, assim como será na segunda-feira, e o sol tem estado presente em todos os dias, depois de meses em que os britânicos já estavam mais reclusos por causa do frio. O policiamento britânico recebeu orientação para ser mais duro com quem estiver fora de casa e até multar de forma mais efetiva.

“Muitas religiões têm cerimônias que celebram a luz superando a escuridão. Tais ocasiões são frequentemente acompanhadas pela iluminação de velas. (A imagem) Parece falar a todas as culturas e apelar para as pessoas de todas as religiões, e também as de nenhuma”, disse a rainha. “Elas são acesas em bolos de aniversário e para marcar aniversários familiares, quando nos reunimos alegremente em torno de uma fonte de luz. Ela nos une”, continuou, descrevendo em seguida o ritual de uma cerimônia cristã.

A monarquia britânica talvez seja o exemplo mais vivo de rituais de tradição no Reino Unido. Como tal, todos os anos, na quinta-feira que antecede a Páscoa, a rainha distribui moedas especiais chamadas “dinheiro abundante” para pessoas que fizeram um bom trabalho em suas igrejas e comunidades. O número de destinatários muda a cada ano, baseado na idade da monarca. Assim como no dia de Natal, muitos membros da família real se reúnem para celebrar a Páscoa. Costumam ir à capela de São Jorge em grupo na manhã de domingo e, no almoço, comem cordeiro assado no castelo.

“Este ano, a Páscoa será diferente para muitos de nós, mas, mantendo-nos separados, mantemos os outros em segurança. Mas a Páscoa não será cancelada; Na realidade, precisamos da Páscoa como nunca”, afirmou. Em outro trecho, ela disse: “Sabemos que o coronavírus não vai nos vencer. Por mais escuro que a morte possa ser – especialmente para aqueles que sofrem com tristeza – a luz e a vida são maiores.”

No áudio, a majestade reforça que o Reino Unido “terá sucesso” em sua luta contra a pandemia, agradeceu às pessoas por seguirem as regras do governo sobre ficarem em casa e elogiou aqueles “se unindo para ajudar os outros”. Ela também agradeceu aos trabalhadores essenciais, dizendo que “toda hora” de trabalho “nos aproxima de um retorno a tempos mais normais”.

 Veja a mensagem

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Goiânia: Prefeito veta projeto de tornar atividade religiosa essencial

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal ainda no início de fevereiro. Mas o prefeito vetou, justificando que o texto é inconstitucional. Saiba mais!

Jejum pela Guerra Espiritual contra a Covid na Paraíba!

"Vamos todos juntos fazer um jejum em prol da guerra espiritual contra a covid", conclamou o prefeito, Vitor Castelliano, de Cabedelo (PB). Saiba mais!

Expor, Isolar ou proteger

O que fazer quando o assunto é educação sexual? Por Dinart Barradas Dentre os muitos assuntos que trazem preocupação e consomem a mente e o coração...

Santa ceia em drive-thru na Serra Gaúcha

Membros da Igreja Adventista, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, adaptaram a tradicional cerimônia cristã, que é a Santa ceia, e celebraram as lições de Jesus na Última Ceia. Confira!

“Lugar secreto”, com Ageu Soares

Ageu Soares estreia, além de ser o primeiro contratado da Eleve Records, nova gravadora musical gospel do mercado gospel. Saiba mais!

Teologia negra: racismo, escravidão e cristianismo

Autor do livro "Teologia Negra, o sopro antirracista do espírito", Teólogo Ronilso Pacheco fala da relação entre cristianismo, racismo e escravidão. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!