24.1 C
Vitória
sábado, 15 maio 2021

Monarca solitária! Rainha Elizabeth se despede do marido

Sentada sozinha no funeral do Príncipe Philip no sábado, 17, a Rainha Elizabeth era uma figura régia, mas solitária: ainda a monarca, mas agora sozinha

A Rainha Elizabeth sentou-se separada dos membros da família na cerimônia simples, mas sombria, no Castelo de Windsor, na Inglaterra. Mas se a cerimônia fosse para outra pessoa, ao seu lado estaria seu marido de 73 anos, que deu uma vida inteira de serviço à coroa.

Usando uma máscara facial, a rainha estava vestida toda de preto, exceto pelo broche de diamantes que brilhava em seu ombro esquerdo – uma peça que ela costumava usar em noivados com o marido.

Os quatro filhos do monarca – o príncipe Charles, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward – estavam sentados nas proximidades, assim como a rainha e os oito netos de Philip. O serviço despojado tornou a perda de alguma forma mais pessoal para as pessoas que muitas vezes vivem suas vidas em público.

Homenagem ao príncipe

Apenas 30 enlutados puderam comparecer à missa em homenagem ao príncipe, que morreu em 9 de abril com a idade de 99 anos. Todo o cortejo real e o funeral ocorreram fora da vista do público dentro do castelo, uma residência real de 950 anos 20 milhas (30 quilômetros) a oeste de Londres, mas foi transmitido ao vivo pela televisão.

Centenas de pessoas se enfileiraram nas ruas fora do castelo para prestar seus respeitos ao príncipe. Alguns seguravam bandeiras da União e flores, enquanto outros usavam máscaras personalizadas com a foto da realeza.

“Fomos inspirados por sua lealdade inabalável à nossa rainha, por seu serviço à nação e à Comunidade, por sua coragem, fortaleza e fé”, disse o reitor de Windsor, David Conner, em seu chamado para orar.

A nação homenageou Philip com um minuto de silêncio observado em todo o Reino Unido às 3 da tarde, com início e fim marcados por uma arma disparada pela King’s Troop Royal Horse Artillery. A cena final assinalou o início de um serviço fúnebre impregnado de tradição militar e real, mas imbuído da personalidade do duque.

O corpo de Philip foi levado para a Capela de São Jorge no castelo em um Land Rover que o próprio príncipe projetou especialmente. Ele foi seguido por membros da família real, incluindo os príncipes William e Harry, que fizeram sua primeira aparição pública juntos desde que Harry e sua esposa, Meghan, deram uma entrevista polêmica à apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey, na qual discutiram as dificuldades da vida real e como os dois irmãos se separaram.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se