20 C
Vitória
quinta-feira, 6 maio 2021

Rainha Elizabeth II: “dias melhores virão”

Em discurso raro, Rainha Elizabeth II falou ao público pela TV neste domingo, agradecendo aos profissionais de saúde e às pessoas que estão ficando em casa, respeitando a quarentena

A rainha Elizabeth II falou aos britânicos em pronunciamento veiculado neste domingo (5) histórico. A monarca agradeceu aos cidadãos que permanecem em casa para evitar o avanço da Covid-19 e destacou o esforço dos profissionais do sistema público de saúde.

“Estamos enfrentado esta doença juntos”, disse. Elizabeth também elogiou o espírito nacional e pediu que a população supere o tempo de ‘dor’ e ‘enormes mudanças’ trazido pela pandemia do coronavírus. “Vamos nos encontrar novamente.”, afirmou.

A rainha, ainda, admitiu que a doença causou dificuldades financeiras em muitas famílias, além do sofrimento pela perda de entes queridos. Ela, inclusive, comparou o isolamento necessário para a contenção da doença à separação de famílias durante a 2ª Guerra.

“Aqueles que vierem depois de nós dirão que os britânicos desta geração eram tão fortes quanto todos os demais. Os atributos de autodisciplina, determinação tranquila e bem-humorada, além de companheirismo, ainda caracterizam este país”, destacou.

Em 68 anos de reinado, aliás, este foi o quinto discurso realizado pela rainha, excetuando as tradicionais mensagens de Natal. O último pronunciamento, inclusive, havia sido em 2002, após a morte da rainha-mãe.

O discurso

Nesta segunda-feira (06), foi anunciado que 75% da população britânica (algo em torno de 23,3 milhões de pessoas) assistiram ao pronunciamento da rainha Elizabeth II sobre o coronavírus. A rara fala da monarca, foi bem vista por toda a imprensa e súditos.

“Aquilo foi um discurso pessoal. Foi a sua mensagem, com suas próprias palavras. Ela falou à nação como Chefe de Estado, mas também como mãe, cujo filho mais velho está lutando contra a doença, e esposa que está isolada com o marido”, disse o ex-secretário de imprensa da família real, Dickie Arbiter, ao “Daily Mail”.

Confira o discurso da Rainha

*Com informações das agências

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se