25.3 C
Vitória
quinta-feira, 1 outubro 2020

Eleições – Quem pode e quem não pode votar

Leia também

Guedes: precatório não é fonte saudável, limpa, permanente e previsível

Temos o direito de examinar do ponto de vista de controle de despesas, o exame não é jamais para financiar programa A ou B", completou ministro

Na Cúpula da Biodiversidade, Bolsonaro cita ‘cobiça internacional’ por Amazônia

Em agosto de 2020, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) detectou 1.499 km² de desmatamento na Amazônia Legal

Salles reage a promessa de Biden de enviar US$ 20 bi para combater desmatamento

O ministro afirmou que o valor informado por Biden é 40 vezes maior que o Fundo Amazônia

O voto é obrigatório. É preciso prestar atenção em alguns detalhes no dia da votação. 

No próximo dia 7 de outubro, os eleitores brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais. Saiba quem pode e não pode votar nas eleições.

Quem pode votar

O voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Os presos provisórios e os adolescentes internados, desde que tenham tirado o título de eleitor e estejam em dia com a Justiça Eleitoral. O voto é facultativo somente para jovens com idade entre 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 anos e analfabetos.

Quem não pode votar

– Quem está com o título cancelado por não ter justificado ausência em três eleições consecutivas. No caso das ausências, cada turno de um pleito é considerado como uma eleição isolada.
– Quem perdeu o prazo para justificação e não pagou a multa pela irregularidade.
– Cidadãos que estão com os direitos políticos suspensos.
– Quem não participou da revisão biométrica obrigatória no município em que vota.
– Aqueles que não tiraram o título de eleitor até o dia 9 de maio nem regularizaram sua situação perante a Justiça Eleitoral.
– Eleitores cujos dados não estejam no cadastro de eleitores da seção constante da urna, ainda que apresente título de eleitor correspondente à seção e documento que comprove sua identidade.

Onde votar?

No dia da votação, o eleitor apto pode ir à sua seção eleitoral das 8h às 17h e votar. O título de eleitor traz a zona eleitoral e a seção em que o eleitor vota. Quem perdeu o título consegue saber o número do documento no site do TSE.

O eleitor em situação regular também pode obter a via digital do título. O aplicativo e-Título, está disponível para smartphones e tablets. Caso o eleitor já tenha feito o recadastramento eleitoral com coleta de biometria, a versão do e-Título virá acompanhada da fotografia, o que permitirá sua identificação na hora do voto. Neste caso, bastará apresentar a versão digital do documento para votar.

Para quem ainda não fez o recadastramento biométrico, a versão do e-Título será baixada sem a foto. Nessa hipótese, o eleitor está obrigado a levar um documento oficial de identificação com foto.

*Com informações da Agência Brasil


Leia mais

Mais de 300 cidades do Brasil, há mais eleitores que habitantes
Eleitores no Brasil aumentam 3,14%
O cristão na vida política
Bancada Evangélica: qual a contribuição para a política nacional?
Davi Lago fala sobre a voz dos cristãos na política

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Preso por engano: “Pedi a Deus e a justiça foi feita”

Após 55 dias preso por engano, acusado de um assalto em Niterói (RJ), o jovem Danilo Felix, foi solto e afirmou que Deus respondeu suas orações para que a justiça fosse feita. Saiba mais!

Live: Dia das crianças com a turma do 3 Palavrinhas

A live do maior canal infantil cristão do Brasil, o "3 Palavrinhas” será realizada em comemoração ao Dia das Crianças. Saiba mais!

Congresso brasileiro de missões 2020

Congresso, que é realizado a cada três anos, é o evento missionário mais representativo da igreja evangélica no Brasil. Saiba mais!

China: Espancamento e prisão de cristãos; Veja vídeo!

Cada vez mais intensa a perseguição religiosa na China, um grupo de policiais invadiu uma igreja durante um culto, espancou pastor e prendeu mais de 50 cristãos. Saiba mais!

“40 dias – Milagre da Vida”: dia 15 nos cinemas do Brasil

Baseado em fatos reais, longa traz uma mensagem pró-vida e denuncia a indústria do aborto. Saiba mais!

Kleber Lucas homenageia MG em música

Clipe oficial da música "Minas", que faz parte do novo EP de Kleber Lucas, "Mosaico Volume 2"

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Deive Leonardo e esposa em lives sobre relacionamento do casal

As transmissões ao vivo se iniciam nesta segunda-feira, 28, às 22h. O objetivo é ajudar casais. Saiba mais!

Congresso Alef 2020: igreja e cidade; vocação e missão

quer refletir sobre os desafios da cidade para a missão Entre os dias 15 e 17 de outubro será realizado o Congresso Alef para pastores...

Live a favor da igreja perseguida neste sábado, 26, às 19h

O cantor Paulo César Baruk recebe Rebeca Nemer, Eyshila, Davi Lago, Rachel Novaes e outros artistas para a live solidária "Seja um com eles", a favor da igreja perseguida.l Saiba mais

Confrajovem 2020 será online; Saiba mais!

O Confrajovem é um evento anual da Lagoinha Matriz que atrai jovens do mundo inteiro para adorar e buscar a Deus em uma só voz. Neste ano o evento será on-line. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Live: Dia das crianças com a turma do 3 Palavrinhas

A live do maior canal infantil cristão do Brasil, o "3 Palavrinhas” será realizada em comemoração ao Dia das Crianças. Saiba mais!

“40 dias – Milagre da Vida”: dia 15 nos cinemas do Brasil

Baseado em fatos reais, longa traz uma mensagem pró-vida e denuncia a indústria do aborto. Saiba mais!

Grammy Latino 2020: Veja os indicados ao prêmio

Aline Barros e Eli Soares foram indicados de novo, além de Daniela Araújo e pela primeira vez, o Ministério Mergulhar na categoria de Melhores Álbuns de Música Cristã em língua portuguesa no Grammy Latino 2020.

Nova versão de Branca de Neve destaca beleza interior

“Sapatos Vermelhos” é uma narrativa animada e moderna do famoso conto de fadas "Branca de Neve", que na sua nova versão, destaca sua beleza...