22.6 C
Vitória
quarta-feira, 15 julho, 2020

Quem é Carlos Decotelli, o 3º ministro da educação de Bolsonaro

Leia também

Inscrições para o Prouni começam hoje, com quase 170 mil bolsas

Do total, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais. Saiba mais!

Atividade econômica tem crescimento de 1,31% em maio

Números foram divulgados hoje pelo Banco Central. Saiba mais!

Resultado do Sisu para o 2º semestre de 2020 será divulgado nesta terça-feira

De acordo com o MEC, 424.991 mil estudantes disputam 51.924 mil vagas. Saiba mais!

Além de uma extensa formação acadêmica, Decotelli é cristão, formado pelo Seminário Teológico Batista do Rio.  “Ele é preparado, estamos orando para que tudo dê certo”, afirma pastor João Soares

O terceiro ocupante do comando do Ministério da educação, Carlos Alberto Decotelli, foi anunciado nesta quinta-feira, 25, como novo ministro da educação. De perfil mais moderado que seu antecessor, Abraham Weintraub, Decotelli é um acadêmico, passou pelas Forças Armadas, além de cristão, formado pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ).

Membro da Primeira Igreja Batista do Rio de janeiro por muitos anos, o ministro é visto como uma pessoa séria e centrada. Segundo o pastor João Soares, que convive com a família Decotelli há 14 anos, até hoje parte da sua família congrega na igreja e são todos bem vistos.

“A família Decotelli é humilde, gosta de música. Todos são muito comprometidos com a causa de Cristo. E o Carlos é uma pessoa fantástica”, disse o pastor.

Família cristã

Pastor João estudou com Carlos Decotelli por quatro anos no período em que frequentavam o seminário teológico. Conviveu de pertinho com ele na juventude. Acompanhou parte de sua trajetória.

E não deixou de expressar a alegria de saber que uma pessoa criada na igreja, conhecedora dos princípios cristãos, chegou a um cargo de alto escalão do governo federal.

“Recebemos a notícia com um misto de alegria, pois não deixa de ser um prêmio para nós, mas ao mesmo tempo preocupação, pois é um ministério que tem muita resistência, e são muitas lutas que ele vai enfrentar”, declarou.

Pelo que conhece dele, Decotelli fará uma boa gestão na educação. “Ele é muito preparado, estudioso, equilibrado. Estamos orando para que dê tudo certo”.

Decotelli_ministro
Decotelli com o presidente Jair Bolsonado, na posse do Ministério da Educação. Foto: Marcos Corrêa/PR

Gestão

Entre fevereiro e agosto do ano passado, o novo ministro ocupava o cargo de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, responsável por executar parte das ações da pasta relacionadas à educação básica em apoio aos municípios, como alimentação e transporte escolar.

Decotelli, que tem 67 anos, atuou durante toda a transição de governo após a eleição de Bolsonaro, em 2018, e ajudou a definir ideias e novas estratégias para as políticas educacionais da atual gestão.

Currículo

Financista, autor de livros e professor, Decotelli fez pós-doutorado na Bergische Universitãt Wuppertal (Alemanha). É doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Mestre em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Possui MBA em administração também pela FGV. É bacharel em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

*Com informações de EBC

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Fred Arrais passa a integrar o time de artistas da Sony Music

Parceiro do Ministério Diante do Trono, Fred Arrais é cantor, compositor e multi instrumentista da música cristã contemporânea. 

Operação Final: a missão por trás do julgamento de um nazista

Baseado em fatos reais, Operação Final tem temática sobre o Holocausto, a perseguição aos judeus arquitetado pelo governo nazista

Reencontro histórico: Davi Sacer e Trazendo a Arca em “O encontro”

Álbum inédito marca o reencontro histórico de Davi Sacer e Trazendo a Arca dez anos depois. São 30 músicas que fizeram sucesso no mercado de música gospel. Confira!

Inédito no Brasil! Bíblia em Libras traduzida por surdos

O primeiro livro traduzida para Língua Brasileira de Sinais pelos próprios surdos a ser lançado em setembro é o do evangelho de João. Saiba mais!