25 C
Vitória
quinta-feira, 25 fevereiro 2021

Quem é Carlos Decotelli, o 3º ministro da educação de Bolsonaro

Além de uma extensa formação acadêmica, Decotelli é cristão, formado pelo Seminário Teológico Batista do Rio.  “Ele é preparado, estamos orando para que tudo dê certo”, afirma pastor João Soares

O terceiro ocupante do comando do Ministério da educação, Carlos Alberto Decotelli, foi anunciado nesta quinta-feira, 25, como novo ministro da educação. De perfil mais moderado que seu antecessor, Abraham Weintraub, Decotelli é um acadêmico, passou pelas Forças Armadas, além de cristão, formado pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ).

Membro da Primeira Igreja Batista do Rio de janeiro por muitos anos, o ministro é visto como uma pessoa séria e centrada. Segundo o pastor João Soares, que convive com a família Decotelli há 14 anos, até hoje parte da sua família congrega na igreja e são todos bem vistos.

“A família Decotelli é humilde, gosta de música. Todos são muito comprometidos com a causa de Cristo. E o Carlos é uma pessoa fantástica”, disse o pastor.

Família cristã

Pastor João estudou com Carlos Decotelli por quatro anos no período em que frequentavam o seminário teológico. Conviveu de pertinho com ele na juventude. Acompanhou parte de sua trajetória.

E não deixou de expressar a alegria de saber que uma pessoa criada na igreja, conhecedora dos princípios cristãos, chegou a um cargo de alto escalão do governo federal.

“Recebemos a notícia com um misto de alegria, pois não deixa de ser um prêmio para nós, mas ao mesmo tempo preocupação, pois é um ministério que tem muita resistência, e são muitas lutas que ele vai enfrentar”, declarou.

Pelo que conhece dele, Decotelli fará uma boa gestão na educação. “Ele é muito preparado, estudioso, equilibrado. Estamos orando para que dê tudo certo”.

Decotelli_ministro
Decotelli com o presidente Jair Bolsonado, na posse do Ministério da Educação. Foto: Marcos Corrêa/PR

Gestão

Entre fevereiro e agosto do ano passado, o novo ministro ocupava o cargo de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, responsável por executar parte das ações da pasta relacionadas à educação básica em apoio aos municípios, como alimentação e transporte escolar.

Decotelli, que tem 67 anos, atuou durante toda a transição de governo após a eleição de Bolsonaro, em 2018, e ajudou a definir ideias e novas estratégias para as políticas educacionais da atual gestão.

Currículo

Financista, autor de livros e professor, Decotelli fez pós-doutorado na Bergische Universitãt Wuppertal (Alemanha). É doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Mestre em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Possui MBA em administração também pela FGV. É bacharel em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

*Com informações de EBC

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Igreja de Volta Redonda (RJ) é interditada pela justiça

Igreja Assembleia de Deus, do bairro Laranjal, teve multa de R$ 50 mil fixada. Decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público. Saiba mais!

Luiz Sayão, vítima de intolerância: “nunca imaginei”

A Wikipédia censurou o diretor da Faculdade Batista de São Paulo, o pastor e hebraísta Luiz Sayão, supostamente por não evidenciar “notoriedade” e “relevância”. Saiba mais!

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

A batalha é real

A batalha é dura e constante, precisamos estar com a armadura e sermos guerreiros obedientes a Deus

Ministro da Justiça na sede da Sociedade Bíblica do Brasil

Ao conhecer o trabalho realizado pela SBB no Brasil, o ministro da justiça e segurança pública, André Mendonça declarou: "A SBB é uma organização de tradição e respeito no cenário brasileiro"

“Deserto Não Será Seu Fim”, com Luciano Camargo

Música integra o projeto gospel de Luciano Camargo, "A Ti entrego". Artista apresentou a canção no programa 'The noite', com Danilo Gentilli nesta terça-feira, 23

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!

Mulheres de honra: Congresso em um transatlântico de luxo

É o 1° Congresso de Mulheres do Espírito Santo, que será realizado em um Transatlântico de alto luxo. Saiba mais sobre esse evento!
- Publicidade -

Plugue-se

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos 

Connect 2021: Mercado cinematográfico cristão em ação

Referência no mercado cinematográfico cristão no Brasil, a 360 WayUp realizou o Connect 2021, para avaliação de mercado e novidades, com a equipe nacional