24.4 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Queixas de dores no corpo são mais frequentes no inverno

Algumas pessoas juram que o tempo vai fechar porque sentiram suas dores no corpo aumentarem. O que parece coisa da imaginação na verdade é reflexo das temperaturas baixas sobre o organismo humano.

Isso acontece porque, quando faz frio, ocorre a constrição vascular, ou seja, os vasos sanguíneos se estreitam. O fenômeno prejudica a circulação, fazendo com que os tecidos musculares fiquem com menos oxigênio e, consequentemente, mais sensíveis.

Além disso, segundo o cirurgião ortopedista Lourimar Tolêdo, responsável pelo Serviço de Cirurgia da Coluna Vertebral do Hospital Metropolitano, o frio faz ainda com que nossos músculos se contraiam na tentativa de aquecer o corpo: “Esses movimentos involuntários pressionam nervos e articulações, o que pode provocar dor”.

Um dos incômodos mais frequentes nas pessoas, de acordo com Lourimar Tolêdo, é o gerado pela lombalgia – ou dor na lombar, região mais baixa da coluna, perto da bacia. Esse mal tem como causa, na maioria das vezes, problemas de postura, explica.

- Continua após a publicidade -

Dor crônica
O período de baixas temperaturas costuma ser difícil especialmente para quem sofre por alguma dor crônica, em função da constrição vascular e da contração dos músculos, afirma a neurologista Soo Yang Lee, do Hospital Metropolitano.

A médica diz que este é um problema de saúde mundial, que aflige cerca de um terço da população, e compreende qualquer dor que persista por mais de três meses sem estar relacionada a alguma lesão.

Depois da coluna lombar, Soo Yang Lee informa que as dores crônicas mais comuns são as relacionados à osteoartrose, que é uma doença que provoca o desgaste da cartilagem das articulações, e às lesões neurológicas, como as causadas por diabetes ou por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Idade e condicionamento físico
Idosos e pessoas sedentárias também sentem com mais rigor os efeitos do tempo frio, porque possuem ossos e músculos mais fracos do que outros grupos.

Assim, para amenizar a sensação de dor, além de agasalhar-se bem, é preciso manter uma rotina de atividades físicas supervisionadas, para fortalecer a musculatura, e alimentação saudável, para evitar inflamações.

De acordo com Lourimar Tolêdo, um erro cometido pelas pessoas é o de interromper os exercícios neste período do ano. “O correto é se mexer. Fazer alongamentos ao acordar e aquecimentos antes dos treinos. Movimentar o corpo relaxa os músculos, amenizando as dores, e o aquece”, recomenda.

Dor de cabeça
Esse tipo de problema é menos comum no inverno. E, quando ocorre, está relacionada a doenças infecciosas, como sinusites e rinites, além de viroses. A enxaqueca piora no verão, esclarece a neurologista Soo Yang Lee.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -