O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve no ES para participar do encerramento de um treinamento para profissionais atuarem em grandes acidentes
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, esteve no Espírito Santo para participar do encerramento de um curso de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), realizado pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro, contou com a presença do prefeito Sérgio Vidigal e da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes.
A todo, mais de 260 profissionais do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Força Nacional do SUS participaram de uma simulação realística de um acidente grave de trânsito envolvendo várias vítimas.
O experimento contou ainda com carros capotados, veículo incendiados, motocicletas e estudantes de medicina que atuaram como vítimas no teste.
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um atendimento mais rápido e mais qualificado pode salvar mais vítimas em catástrofes e incidentes graves, como o exemplo usado no experimento.
“O Governo Federal tem investido fortemente nesta política pública, que salva vidas, e na qualificação dos recursos humanos. Queremos levar a qualificação para os jovens profissionais de saúde que estão na linha de frente. Esse experimento é a certeza que de forma qualificada, nós, os gestores públicos, trabalharemos para que as políticas públicas tenham concretude”, destacou.
Para o prefeito Sérgio Vidigal, “o resultado do treinamento e envolvimento de toda equipe com certeza será positivo, preservando a vítima quando ela mais precisa”.