18.5 C
Vitória
quinta-feira, 9 julho, 2020

Covid-19: Queda de dízimos e ofertas na Igreja

Mais lidas

Queimadas na Amazônia será proibido por quatro meses

Sob pressão de empresários e fundos de pensão internacionais, governo Bolsonaro prepara decreto com moratória para queimadas legais

Correios lançam selos em homenagem a ações de combate à pandemia

Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), são seis selos assinados pelo artista Alan Magalhães.

Celso de Mello arquiva notícia-crime contra Augusto Heleno

Ministro do Supremo disse ser obrigado a seguir parecer da PGR. Saiba mais!

Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 3 de agosto

Medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Confira!

Pesquisa da State of the Plate apontou queda de dízimos e ofertas nas igrejas. Apesar do cenário, a maioria dos líderes relataram otimismo sobre sua situação financeira

Cerca de 65% das igrejas têm visto uma queda de dízimos e ofertas desde o início de março, quando as congregações tiveram que suspender os cultos presenciais devido ao coronavírus, de acordo com uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos.

A pesquisa State of the Plate foi divulgada nesta quarta-feira (22) pela Associação Nacional de Evangélicos dos EUA (NAE, na sigla em inglês).

Segundo a análise, 34% das igrejas relataram uma queda de 10% a 20% nas doações; 22% das igrejas tiveram declínio de 30% a 50% e 9% das igrejas sofreram uma queda de 75% ou mais nas doações. Apenas 8% das igrejas disseram que as doações aumentaram em 27%.

A pesquisa, realizada entre 8 e 20 de abril com 1.091 igrejas protestantes nos EUA, teve a participação de organizações como Christian Church Today’s Law & Tax e a iniciativa NAE Financial Health.

Segundo o editor da pesquisa, Brian Kluth, a arrecadação das igrejas com o Covid-19 é muito menor se comparada à Grande Recessão, um período de declínio econômico nos mercados mundiais entre o final dos anos 2000 e início de 2010.

“O surpreendente é que é muito mais profundo e abrangente do que na recessão. Esta é uma grande mudança”, disse Kluth.

Na pesquisa State of the Plate de 2010, 38% das igrejas relataram uma queda de doações em 2009, em comparação com o ano anterior. Outras 35% disseram que as doações haviam aumentado e 27% disseram que as contribuições eram rasas.

Embora a nova pesquisa tenha encontrado uma queda maior nas doações, 48% das igrejas disseram que as visualizações dos cultos online cresceram o dobro ou mais que a frequência presencial.

Apoio às igrejas

Kluth, que também é porta-voz do movimento Bless Your Pastor (Abençoe Seu Pastor) do NAE, incentiva os fiéis a encontrar maneiras práticas de demonstrar apreço aos pastores e funcionários da igreja, como por exemplo, entregar uma oferta de gratidão.

Ele acredita que as ofertas em dinheiro de ajuda aos líderes e funcionários da igreja são agora fundamentais, pois as congregações enfrentarão um grande desafio para se recuperar dos efeitos financeiros do Covid-19.

“Isso será realmente importante este ano, porque muitas igrejas verão seus orçamentos e sua folha de pagamento sendo afetados”, disse Kluth. “Então, se você é barbeiro, corte o cabelo deles; se você é mecânico, conserte o carro deles; se você cultiva vegetais, compartilhe seus vegetais”.

Outra pesquisa

Uma outra pesquisa publicada na terça-feira (21) mostra que a suspensão de cultos devido ao coronavírus afetou os resultados de muitas igrejas. Cerca de 60% dos pastores viram uma redução nas doações, segundo uma pesquisa feita em parceria entre o Centro Billy Graham, Exponential e Leadership Network.

“O mais preocupante são os 11% dos pastores e líderes que responderam que as doações caíram em pelo menos 50%”, diz o relatório. No entanto, essa pesquisa também mostrou que a maioria dos líderes de igrejas relataram otimismo sobre sua situação financeira.

No fim de março, o Grupo Barna entrevistou pastores e descobriu que 79% relataram queda nas doações financeiras. Por outro lado, 54% dos pastores disseram que a presença online nos cultos tem sido maior do que a frequência presencial.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Plugue-se

“Cristo em você”: Como a mudança de Deus vive através de milagres

 Filme até destaca como Deus trabalha nas nações europeias seculares.

Ator TC Stallings relata como conheceu Jesus em documentário

O filme vem após TC Stallings perder sua mãe e avó neste ano. Ele dedicou o documentário à sua mãe que morreu em 15...

Tito e Gabriella e Casa Worship cantam “Máscaras”

Música já está disponível em todas as plataformas de streaming. Tito e Gabriella e Casa Worship gravaram a música ao vivo em Goiânia

“Bíblia de Estudo Swindoll”: mais compreensão e curiosidades

Além de facilitar a compreensão, a "Bíblia de Estudo Swindoll" traz curiosidades sobre o livro mais vendido do mundo