26.9 C
Vitória
sábado, 27 fevereiro 2021

Que racismo! Nem cultura e nem liberdade

Mais Artigos

Espere o melhor e se prepare para o pior

Tanto na vida quanto no esporte existem muitas variáveis que não dominamos e que podem mudar o ritmo ou curso da nossa história, caso...

A batalha é real

A batalha é dura e constante, precisamos estar com a armadura e sermos guerreiros obedientes a Deus

Os sinais cada vez mais evidentes da volta de Jesus

Você está pronto para a surpreendente volta de Cristo? Para alguns será uma armadilha e para outros o cumprimento da promessa de Deus

A Bíblia é farta em condenar qualquer tipo de racismo todo ser humano. Seja qual for a cor, forma, idade, gênero, conhecimento ou classe social, é criado à imagem de Deus

Já me fiz dezenas de vezes a pergunta: como os EUA, um país de maioria protestante, com uma igreja evangélica atuante e um conhecimento bíblico tão vasto e com uma população, mesmo não frequentando a uma igreja evangélica, pauta suas vidas, ética e moralmente pelos princípios emanados da Bíblia, pode ser racista? Não há nenhuma razão, mas há vários motivos.

Não podemos ser simplistas quando tratamos desse assunto, ainda mais sendo estrangeiros querendo definir o que se passar nos EUA. Infelizmente todos os julgamentos feitos pela nossa imprensa, por mais sério ou sincero que seja, analisa a questão do ponto de vista brasileiro. E Brasil e EUA nessa questão são totalmente diferentes.

Pra começar, é óbvio que não há nenhuma base bíblica para explicar ou justificar o racismo. A cena do Presidente Trump com a Bíblia levantada na porta da igreja St John é insólita, como se quisesse afirmar que a Bíblia justifica a atitude de uma pessoa racista. Me desculpe Trump, gosto de você, mas a Bíblia mostra exatamente o oposto. O que o policial Derek Chauvin fez com George Floyd não tem justificativa bíblica.

Este precisa ser o ponto de partida da sociedade americana. A Bíblia é farta em condenar qualquer tipo de racismo. Não teríamos a mesma facilidade em encontrar na Bíblia, por exemplo, apoio para condenar a pena de morte, ou a escravidão, sobre beber bebidas alcoólicas, etc.

Mas, como dissemos, tanto o racismo quanto a importância do papel da mulher na sociedade, são temas abordados abertamente nas escrituras. Por exemplo, vemos logo no ato criador (Gn 1:27) Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Isso significa que todo ser humano, seja qual for a cor, forma, idade, gênero, conhecimento ou classe social, é criado à imagem de Deus.

Quando Paulo chegou em Atenas e lhe deram oportunidade para falar no areópago ele declara: “de um só fez toda a raça humana” (At 17:26). No original essas palavras têm um sentido muito mais claro: “ἑνὸς πᾶν ἔθνος” (enos pan ethnos), ou seja, de um, criou todas as etnias. Em Mt 28:19, quando Jesus ordena que deveríamos ir e fazer discípulos de todas as nações. A palavra que aparece para “nações” aqui também é “ἔθνη” ethnos. É interessante que Deus proíbe o casamento com o incrédulo (1 Co 7:39), mas não proíbe o casamento entre duas etnias.

Então por que o racismo é tão exacerbado nos EUA? Primeiro por questões meramente culturais. Segundo porque o racismo nos EUA não é algo camuflado, escamoteado, escondido como geralmente é no Brasil ou em muitas outras nações. Nem a cultura nem a liberdade podem servir de apoio a esse sentimento. É um erro, tanto nos EUA quanto no Brasil ou qualquer outra nação.

Mas esse, como outros erros da humanidade, só serão corrigidos com a evolução de nossa cidadania. Com a conscientização de que temos todos a mesma origem que não é do macaco. Que não é a cor da pele que valoriza ou deprecia nossos sentimentos, mas o sabermos que Deus não faz acepção de pessoas (At 10:34) e que não somos estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e da família de Deus (Ef 2:19).


Pastor José Ernesto Conti é pastor da Igreja Presbiteriana Água Viva

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Entidade cristã luta contra o alcoolismo na Bahia

A luta da ADRA contra o alcoolismo na capital de maior consumo de álcool do país A comunidade Pró-Vida atua na Bahia há mais de...

Pastores reagem à decisão que barra cultos em SP

Projeto, que torna atividade religiosa como serviço essencial em SP vetado pelo governador João Dória volta para o Legislativo estadual e os deputados podem derrubar o veto. Entenda!

O escolhido: as crianças escolhem seus padrinhos

Organização cristã, Visão Mundial lançou um programa onde crianças escolhem padrinhos e madrinhas. A intenção é tirar as pessoas da pobreza. Saiba mais!

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Entrevistas

A força das missões transculturais

Conheça a Adventist Frontier Missions (AFM), um lugar para você servir as missões transculturais enquanto vê o mundo pelos olhos de Deus. Saiba mais!

Pastor Antônio Júnior: simplicidade ao explicar a Bíblia

Com 14 milhões de seguidores em todas as redes sociais, Pastor Antônio Júnior é o dono do maior canal de pregação do mundo no Youtube. Saiba mais!

Ilma Cunha: depressão e ansiedade na pandemia

Já viu como tem gente deprimida e ansiosa à nossa volta? As doenças da alma ganharam força total nesta pandemia. Confira a entrevista!

Entrevista com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

“O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” "O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” Por Luciene Araujo “Vamos andar mais rapidamente que o...