27.3 C
Vitória
domingo, 29 novembro 2020

Que proveito há?

Leia também

A única cidade no Brasil que não tem casos de covid-19

Com quase 1.200 habitantes, Cedro do Abaeté (MG) é a única cidade no país que não tem nenhum caso de covid-19. Saiba mais!

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

A correria do dia-a-dia tem levado milhares de pessoas ao afastamento da igreja e também da família. De que adianta trabalhar e estudar tanto se não estamos cuidando da nossa vida espiritual e deixamos de lado aqueles que o Pai nos deu para andar conosco?
Reflita sobre esses questionamentos: sua vida é corrida? não tem o tempo que queria para descansar, para passear com a família, para curtir os filhos, a esposa, o marido? falta tempo até mesmo para se cuidar, para comprar uma roupa nova, para cortar o cabelo, para fazer um exercício físico, para tirar férias? sua rotina é acordar cedo e dormir tarde todos os dias? trabalhar sem parar, até em domingos e feriados?
Se não há espaço para família ou lazer, quanto mais para a igreja. Há anos você não participa de mutirões missionários, não colabora diretamente com os cultos, não senta com o pastor para uma conversa, não vê os trabalhos realizados pelas crianças, não acompanha o crescimento espiritual dos seus filhos? Casa e emprego são sinônimos de tantos compromissos que tempo para oração e leitura da Palavra de Deus são eventos raros de acontecer?

Se sua resposta foi sim a essas perguntas, saiba que você não está sozinho. Atualmente, no a “moda” é não ter um minuto livre, tanto que já virou lugar-comum dizer: “Não tenho tempo”. Estudos feitos no Brasil apontam que, em média, as pessoas gastam de 50 a 60% do dia trabalhando, buscando se destacar na empresa onde atuam. As conseqüências dessa correria desenfreada é o estresse, a depressão, a baixa estima, os problemas pessoais, de acordo com psicólogos e médicos.

A Bíblia nos ensina que “tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1). De acordo com o pastor Cláudio Guimarães, do Ministério Fonte da Vida, em Itaparica, Vila Velha, essa orientação bíblica é fundamental para um bom planejamento pessoal, que é a chave para a falta de tempo. “As empresas fazem seu planejamento, a igreja também. E por que não pode existir planejamento pessoal? Quando somos desorganizados com o tempo, sofremos e fazemos as pessoas que estão perto de nós sofrer também”, destacou.

Na avaliação da psicanalista e terapeuta familiar Cássia Rodrigues, o grande problema é que as pessoas não vivem o hoje e sim o ontem. Com base nas análises feitas em seus pacientes, ela notou que apenas 5% deles concentram-se no hoje, enquanto 75% vivem do passado e 20% aguardam quase que exclusivamente o amanhã.

“Devemos esquecer o passado, que muitas vezes não permite que alcancemos o futuro. E por isso a primeira coisa que a pessoa deve adotar é o controle da emoção. Se a emoção estiver desordenada vai gastar tempo com coisas sem valor. Tudo na vida é importante: família, trabalho, igreja, mas temos que planejar”, destacou.

Uma dica que Cássia Rodrigues dá é a aquisição de uma agenda. “Mas não é só para ter não. Tem que ter, anotar e ler o que foi escrito. Às vezes as pessoas pensam que só um executivo ou um estudante precisa de agenda, mas até uma dona-de-casa precisa. Também é muito importante fazer um check list das atividades, dando OK no que já foi feito e estabelecendo uma ordem de prioridades no que ainda está para ser realizado”, explicou a psicanalista, que também é economista, membro da Igreja Evangélica Batista de Vitória.

Ela detalha que há um método na Economia que ajuda a organizar o tempo. É o PDCA, uma sigla em inglês que quer dizer Planejar, Fazer, Check List e Agir. “Tudo começa com o planejamento. Não ter tempo significa que as pessoas não estabelecem o que é prioritário e o que não é. Ao elaborar uma lista de coisas a serem feitas, temos que separar Urgente do Não urgente, Importante do Não importante. Por que assinar quatro revistas por mês se só é possível ler uma? Por que ter três jornais diferentes se nem um dá tempo de ler?”, aconselhou.

Ordem de prioridades

Na regra de prioridades para a vida, muitos confundem as ordens e às vezes deixam de lado a família e a igreja, dando lugar de destaque para o trabalho. Com a “falta de tempo”, o momento a sós com Deus nem mais existe na lista de prioridades. Gastam a vida trabalhando e estudando, mas não estão atentos ao que o Senhor nos ordenou, que é a vida espiritual.

O pastor Davi Nogueira, da Primeira Igreja Batista em Vila Bethânia, Viana, relembra as prioridades que um cristão deve ter e alerta até mesmo sobre os perigos da hiperatividade na igreja, que muitas vezes é também desculpa de não ter tempo para a família ou para o lazer.

“Em primeiro lugar vem Deus. Devemos dar incondicionalmente o nosso tempo para Ele. A forma de fazermos isso é amando-o, falando com Ele em oração, lendo sua Palavra, pregando, testemunhando. Em segundo lugar vem a família. Devemos zelar pelo nosso cônjuge, acarinhar nossos filhos, transmitir os valores de Deus para nossa família, brincar com os filhos, auxiliar e corresponder o cônjuge. Devemos dar um tempo especial para nossa família. Em terceiro lugar vem a igreja. Às vezes o ativismo eclesiástico é tão grande que não sobra tempo nem para Deus, nem para a família. Devemos ter a sensibilidade para sabermos se estamos sendo ‘hiperativos’ na igreja e dando as migalhas do nosso tempo para o Senhor e para a nossa família”, afirmou.

Com o versículo “buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”, é que o pastor Cláudio Guimarães avalia a vida de um cristão. Segundo ele, muitas vezes o trabalho é apenas desculpa para uma não comunhão com o Pai. “Se trabalha demais não tem tempo, mas quando perde o emprego também some da igreja. Jesus nos manda buscar o Reino e a Bíblia nos alerta que ‘se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edifica, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela’(Sl 127:1)”, alerta.

Se por um lado o mau planejamento gera conseqüências negativas em casa e no relacionamento espiritual, ele também leva a problemas de saúde. A depressão é a doença da moda nos últimos anos e isso, freqüentemente, porque as pessoas não separam tempo para o lazer, não têm férias esporádicas, não se dedicam a uma prática esportiva, não dão tempo para si mesmo.

“Pode ter problemas cardíacos, problemas de alteração de pressão arterial, cefaléia, dores de garganta, dores nas pernas e dores na coluna por causa dessa correria do dia-a-dia. Devemos ter equilíbrio, a medida exata de tempo em casa, na igreja, no trabalho, no lazer”, orientou o pastor Davi Nogueira.

Para a psicóloga Quésia Cunha, não é estar ocupado que faz a pessoa perder a ligação com Deus, com os pais, os filhos, irmãos. “Entendo que não é o excesso de atividades nem mesmo a correria que afasta as pessoas de Deus, mas como cada um determina o lugar que elas ocupam na vida. Tem muita gente que realiza poucas tarefas e ainda assim não acha importante separar um tempo para meditação na Palavra. Não faz parte da nossa cultura o planejamento e análise do que fazemos, então gastamos tempo com coisas supérfluas, refazendo tarefas, dentre outros desperdícios. Talvez o grande aprendizado para um bom gerenciamento do tempo seja o planejamento real dele”, disse.

Como planejar-se

Atualmente, tem sido necessário um planejamento diário de atividades. O objetivo disso é promover a satisfação interior da pessoa e também daqueles que o cercam. É fato que a falta de planejamento e dedicação tem adoecido muitas pessoas ávidas por tentarem dar conta de tudo sem obter, no entanto, o sucesso.

Planejar significa promover o auto-conhecimento e formas de gerenciar a sua própria vida. Ou seja, cobrir todos os aspectos e papéis que você exerce na sociedade (profissional, financeiro, familiar, social, afetivo, saúde e beleza, lazer, espiritual, emocional etc.). Isso faz a pessoa refletir, avaliar seus pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades de melhoria/crescimento, bem como definir objetivos, planos e metas , devidamente priorizados.

E por falar em prioridade, qual tem sido a sua? Para fazer essa análise, alguns psicólogos orientam contar quanto tempo (minutos e horas) é dedicado para cada atividade, por exemplo: alimentação, lazer, leitura, internet, trabalho, reuniões, ensaios, ligações telefônicas, afazeres domésticos etc. Pontuando cada atividade, é possível entender o que deve ser reformulado e incluir no planejamento.

Lembre-se que o tempo é o mesmo para todos e que Deus dá o tempo suficiente para a realização de Sua obra para esse dia. A pressa destrói o sentimento de louvor, faz com que não enxerguemos as dádivas que Deus concede, não nos dá a oportunidade de orar. Com isso, nos tornamos pessoas insensíveis, desatentas. Que possamos ser como o apóstolo Paulo, que recomendou: “Usando bem o tempo porque os dias são maus” (Efésios 5:16) e também como Moisés, que orou pedindo a Deus: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos corações sábios” (Sl 90:12).

Dica de leitura

Os 10 Hábitos das Pessoas Altamente Saudáveis
Walt Larimore & Traci Mullins
Ed. Vida

Revolucione Sua Qualidade de Vida
Augusto Jorge Cury
Sextante

Dedicados a vida simples
David Kornfield e Josadak Lima
AD Santos

Hábitos saudáveis
David e Anne Frahm
Mundo Cristão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Plataforma conecta quem busca e quem oferece empregos

Iniciativa da Igreja Adventista ajuda pessoas de todo o Brasil que estão com dificuldades de se posicionar no mercado de trabalho

Pequena igreja que ajuda milhares de cristãos no Paquistão

A Igreja Batista de Plymouth, no norte de Indiana, EUA, que tem apenas 35 membros consegue ajudar milhares de cristãos no Paquistão nesta pandemia. Saiba mais!

Para que serve o dia mal?

Dias em que temos vontade de ficar quietos ou de falarmos apenas o necessário e buscarmos um descanso para a nossas almas

Perseguição! Por que os cristãos são presos?

Em diversos países, muitos cristãos são presos apenas por seguirem os ensinamento de Jesus e não abrirem mão de sua fé. Saiba mais!

“Esconderijo”, com Duo Franco

Canção inédita integra o EP Spark, que conta com três músicas, sendo duas já lançadas 

Fugindo para o precipício!

Muitos anos atrás trabalhava na Romênia e aprendi algumas lições muito importantes sobre a natureza humana. Se todos sabemos que o sentimento de liberdade...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!