23.8 C
Vitória
sexta-feira, 5 março 2021

Quarentena, um momento para se aproximar de Deus

Quarentena, bloqueio e distanciamento social nos permitem espaço para considerar valores orientados para a fé

Existe solidariedade nas dificuldades e no isolamento. Essa é uma lição que ficou clara para o mundo nas últimas semanas, à medida que as comunidades formam “milícias de carinho” e encontram novas maneiras de continuar celebrando sua fé, apesar do distanciamento social com a quarentena.

Muitos lares agora se tornaram suas próprias igrejas. Adorando em suas salas de estar, diante de televisões e telas de computadores. Para muitos ao redor do mundo, as igrejas domésticas não são novas.

Na China, são mais de 30 milhões de cristãos que adoram em segredo diante da perseguição. As reuniões cristãs são ilegais na China, então esses cristãos adoram no que são conhecidas como “igrejas domésticas” – locais secretos de adoração. Às vezes, os serviços acontecem literalmente em uma casa, e às vezes ocorrem em salas de reunião clandestinas.

Os cristãos não estão adorando em segredo, e sim adorando em isolamento físico. Embora não tenhamos o mesmo tipo de espírito de adoração coletiva de uma grande igreja reunida nas mídias sociais, o que temos a sorte de ter é um tempo para fortalecer o compromisso de nossa família com nossa fé.

As famílias são os alicerces de uma sociedade moral, saudável e próspera, e se usarmos esse tempo para mostrar amor e gratidão uns aos outros e a Deus; ler a Bíblia em família, como as pessoas fizeram por centenas de anos; e para ter conversas pessoais e apressadas sobre por que nossa fé é importante, podemos colher as bênçãos do tempo juntos. Isso inclui uma oportunidade única de adorar com nossos filhos, que normalmente podem ser separados dos adultos na “igreja infantil” durante os cultos de domingo.

A grandeza da América reside no caráter de nosso povo, nas simples virtudes da fé, casamento, trabalho duro, família, responsabilidade pessoal e ajudar o menos entre nós. Quarentena, bloqueio e distanciamento social nos permitem espaço para considerar valores orientados para a fé. Os casais que estão com dificuldades no casamento podem usar esse tempo para trazer paz ao relacionamento e redescobrir o amor um pelo outro.

Lembremo-nos de quando nos irritamos com a proximidade constante de nossos cônjuges, pois o casamento é um sacramento da fé e a personificação viva do amor de Jesus pela igreja. Se nos lembrarmos que o casamento é um sacramento, enfrentaremos a coabitação com amor um pelo outro, em vez de irritação.

Nunca antes foi mais crítico vivermos de acordo com os valores que nos definem como famílias, comunidades e nação. Que sorte temos de poder expressar nossa fé abertamente como sociedade, quando um em cada nove cristãos em todo o mundo enfrenta perseguição.

Durante esse período, podemos expressar essa fé oferecendo nossos serviços a idosos em nossa comunidade da igreja e em nosso bairro, que podem não ser capazes de deixar suas casas para comprar comida. Podemos ligar para alguém que mora sozinho. Podemos comprar cartões de presente em nossas lojas e restaurantes locais. Nós podemos contribuir com “jarros virtuais” para os funcionários do serviço de alimentação.

E podemos orar um pelo outro. Podemos orar por aqueles que estão encarcerados; aqueles que são novos neste país e podem estar enfrentando esse desafio sem uma rede de apoio; aqueles que estão doentes; aqueles que são sem-teto; e aqueles que estão preocupados com o pagamento das contas.

Vamos usar esse tempo para nos aproximarmos de Deus e uns dos outros. Quando finalmente emergimos de nossos lares, podemos emergir com fé renovada, em vez de com medo.

Por Timothy Head – diretor executivo da Coalizão de Fé e Liberdade

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Goiânia: Prefeito veta projeto de tornar atividade religiosa essencial

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal ainda no início de fevereiro. Mas o prefeito vetou, justificando que o texto é inconstitucional. Saiba mais!

Jejum pela Guerra Espiritual contra a Covid na Paraíba!

"Vamos todos juntos fazer um jejum em prol da guerra espiritual contra a covid", conclamou o prefeito, Vitor Castelliano, de Cabedelo (PB). Saiba mais!

Expor, Isolar ou proteger

O que fazer quando o assunto é educação sexual? Por Dinart Barradas Dentre os muitos assuntos que trazem preocupação e consomem a mente e o coração...

Santa ceia em drive-thru na Serra Gaúcha

Membros da Igreja Adventista, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, adaptaram a tradicional cerimônia cristã, que é a Santa ceia, e celebraram as lições de Jesus na Última Ceia. Confira!

“Lugar secreto”, com Ageu Soares

Ageu Soares estreia, além de ser o primeiro contratado da Eleve Records, nova gravadora musical gospel do mercado gospel. Saiba mais!

Teologia negra: racismo, escravidão e cristianismo

Autor do livro "Teologia Negra, o sopro antirracista do espírito", Teólogo Ronilso Pacheco fala da relação entre cristianismo, racismo e escravidão. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!