19.4 C
Vitória
sábado, 2 julho 2022

Quando Jesus confronta o mundo

Foto: FreePik

D. A. Carson destaca o surpreendente valor dos acontecimentos no ministério de Cristo, que provocam uma reviravolta nos valores mundanos, substituindo-os pelos do Reino de Deus

Por Patricia Scott

A brilhante temática da obra “Quando Jesus Confronta o Mundo” gira em torno da exposição do texto bíblico registrado em Mateus 8-10. O autor D. A. Carson destaca o surpreendente valor dos acontecimentos no ministério de Jesus, que provocam uma reviravolta nos valores do mundo, substituindo-os pelos do Reino de Deus.

“O confronto desperta expectativas de uma explosão, ou, pelo menos, de um encontro extremamente revelador. Podemos esperar algo similar quando Jesus confronta o mundo. Uso a palavra mundo em seu sentido teológico mais amplo — a ordem moral criada, em rebelião contra o Deus Criador. Na Bíblia, esse sentido de “mundo” é muito favorecido por João”, escreve o autor.

Questões importantes são registradas no Evangelho de Mateus. Elas são atuais e relevantes para os dias de hoje. Nos três capítulos abordados, o autor explica o ensinamento do Messias com fidelidade e minúcia. Carson traz à tona ilustrações da mídia e da política para contrastar a situação atual do mundo, partindo de uma abordagem dinâmica e erudita das Escrituras.

“Os homens e mulheres de hoje nem sempre reconhecem a natureza do confronto entre Jesus e o mundo, justamente porque estão ligados muito mais profundamente ao mundo do que pensam estar. Muitas pessoas, é claro, admitem abertamente que não têm nenhuma relação com Jesus; já outros acreditam merecer um lugar muito alto no esquema moral das coisas e, portanto, acham que estão fundamentalmente ligados a Jesus, que são “cristãos”, mesmo que não sejam, digamos, frequentadores de igreja”, destaca Carson.

 

Assuntos bastante delicados como, por exemplo, os milagres e as curas realizados por Jesus, a realidade do inferno e a natureza da fé na vida cristã não recebem tratamento distanciado. Para Carson, a leitura da Bíblia, que reúne erudição e piedade, é a única que tem o poder de provocar uma reviravolta nos valores do mundo.

Serviço
Livro: Quando Jesus Confronta o Mundo
Editora: Vida Nova
Autor: D.A. Carson
Páginas: 144

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se