back to top
24.4 C
Vitória
segunda-feira, 22 DE julho DE 2024

Qual é o papel da mãe na formação do filho?

Foto: Reprodução

A figura materna é essencial no desenvolvimento mental, emocional e espiritual daquele a quem dá a vida

Por Patricia Scott 

Mãe, em geral, representa amor, carinho, proteção, acolhimento e cuidado. Além de apresentar o filho ao mundo, é a primeira figura que o bebê reconhece, estabelecendo uma conexão única. Cada mãe possui características distintas, mas, ao exercerem a maternidade, todas se tornam especiais. Não é à toa que há um dia dedicado a homenageá-las. Neste ano, o Dia das Mães será comemorado no domingo, dia 12 de maio.

A maternidade é um desafio gigantesco, mas a Palavra de Deus deixa claro que ser mãe é um privilégio do Senhor, que permite às mulheres cooperarem na formação de um novo indivíduo. Não faltam exemplos bíblicos que destacam o desempenho feminino nessa ‘missão’, entre eles Raquel, Sara, Ana, Joquebede, Eva e Rebeca.

A pastora Tatiane Joslin acredita que o grande propósito da maternidade é gerar filhos para a glória de Deus. A Bíblia diz que eles são herança, flechas e galardão [Salmos 127.3-5]. “Falar de Deus em casa, junto com os filhos, fortifica o caráter deles para o bem, para que sigam os ensinamentos de Jesus”, afirma a autora do livro “Criação Bíblia Compatível”, da Editora Vida.

- Continua após a publicidade -

Segundo Joslin, a mulher foi planejada para gerar e para nutrir, naturalmente e espiritualmente. “Você gerou, quer proteger, mas também precisa entregar. Seu filho antes de ser seu, precisa ser do Senhor”, diz e complementa: “Uma mãe pode ser excelente em todas as suas facetas e habilidades, mas certamente falhará drasticamente, se não gerar o filho para o Senhor e nutri-lo espiritualmente”. 

Tatiane observa as palavras de Paulo, em 2 Coríntios 4.13: Cri, por isso falei. Sendo assim, as mães precisam declarar com fé a Palavra de Deus para abençoar a vida dos filhos. “Ela é viva e eficaz e nunca voltará vazia”, assegura a escritora, que, recentemente, lançou os cards “Minha Gestação”, em parceria com Fabíola Melo, pela Editora Vida: “Cremos naquela porção bíblica e, por isso, falamos com fé. Ao mesmo tempo, naturalmente, o bebê recebe, desde o ventre, a atenção, o amor e o cuidado da mãe”, disse.

Segurança e desenvolvimento 

“A presença da mãe gera segurança emocional na vida dos filhos. De zero a seis anos, por exemplo, fortalece a instrução, a educação e a formação”, afirma o pastor Dario Brunet, especialista em educação de filhos e autor dos livros “Gerações” e “Paternidade”, ambos da Auto da Fé. Ele lembra as mães sobre a necessidade da realização do culto familiar. “As crianças criam raízes profundas com o Reino de Deus, conectando-as com a vida eterna”.

Segundo o líder religioso, as mães precisam investir tempo com o Senhor pela vida dos filhos. Isso porque “é no secreto que o Deus dá orientação privilegiada do céu para a boa criação”. Além disso, o pastor Dario orienta: “Duas coisas que as mães precisam fazer para terem filhos sábios, além da oração, que libera a visitação de Deus: a adoração, que atrai milagres, e o jejum, que libera poder”.

A psicóloga Cíntia Piccinini pontua que o vínculo com a mãe é fundamental para o processo de desenvolvimento da criança, principalmente para a formação da personalidade. “O cuidado cotidiano que os pequenos recebem gera segurança e amparo, a partir do recebimento de amor, afeto e limite”, detalha. 

Outro ponto levantado pela especialista é que a mãe desempenha um papel de referência para os filhos. Isso porque a criança é uma “esponja”, que absorve aquilo que vivencia. “Não tem como delegar essa função, que passa pelo ensinamento de princípios e valores. Sem isso, os filhos terão dificuldades, no futuro, com a identidade, principalmente a moral e a sexual, e a tendência é que sejam inseguros e sintam dificuldades nas relações interpessoais”, comenta Cíntia, que lançará, no dia 17 de maio, o livro “Infinitamente Virtuosas”, em Vila Velha (ES), na Igreja Batista da Praia, às 19h. A obra foi escrita com a colaboração de outras 30 mulheres.   

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -