25 C
Vitória
sábado, 11 julho, 2020

PT entra com ação no TSE contra candidatura de Bolsonaro

Mais lidas

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies

Os saldos das obrigações suspensas devem ser pagos de forma diluída. Saiba mais!

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento.Confira!

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou nesta quinta (18) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) alegando abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

Uma denúncia veiculada pelo Folha de São Paulo motivou o PT a entrar com ação no TSE contra a candidatura de Jair Bolsonaro. O jornal afirma que empresas estão se organizando em um suposto esquema ilegal de produção de “fake news”, as chamadas notícias falsas, contra o Partido dos Trabalhadores. A ação pede que as empresas sejam investigadas. Além de pedir a impugnação da candidatura de Bolsonaro, o PT também solicita que o presidenciável seja declarado inelegível pelos próximos oito anos.

Conforme a denúncia do Folha de São Paulo, veiculada nesta quinta-feira (18), empresários estão comprando pacotes de disparos em massa de mensagens contra o PT no aplicativo de mensagens Whatsapp e preparam uma grande operação para a semana anterior ao segundo turno.

A prática é considerada ilegal, pois se trata de doação de campanha por empresas, vedada pela legislação eleitoral e não declarada. Ainda segundo o jornal, cada contrato chega a R$12 milhões.

Defesa de Bolsonaro

Em resposta às acusações, os integrantes da campanha de Bolsonaro foram à Procuradoria-Geral da República, em Brasília, deram entrevista coletiva no Rio de Janeiro e usaram as redes sociais para se defender contra o PT e a imprensa. Em comum, os integrantes da campanha dizem desconhecer o esquema e criticaram o adversário Fernando Haddad (PT), a quem devem processar.

“Esses atos isolados não são autorizados pela campanha. Não temos qualquer anuência em relação a isso, mas temos que confessar que acaba sendo incontrolável”, alega Karina Kufa, advogada do PSL, partido de Bolsonaro.

A advogada defendeu que responsáveis por eventuais excessos sejam penalizados e se disse completamente disponível a contribuir com investigações. De acordo com Karina, a campanha pedirá que as empresas não cometam condutas ilícitas e que, caso tenham sido praticadas, não estavam nem estão autorizadas pela coligação do pesselista.

Consequências

Caso as acusações sejam confirmadas, a punição é a cassação da chapa, se ainda estiver em curso, ou do mandato, se já tiver sido eleito. A decisão cabe ao TSE. “São ilegalidades que se confirmadas, são bastante graves”, diz Fernando Neisser, coordenador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep).

O PDT já prepara uma ação para pedir à Justiça Eleitoral a nulidade das eleições deste ano após as denúncias, afirmou nesta quinta-feira o presidente nacional do partido, Carlos Lupi. Para Neisser, rastros podem ser encontrados na busca e apreensão dos computadores das empresas envolvidas ou na quebra de sigilo bancário, por exemplo.

*Da Redação de Comunhão com informações do UOL Notícias.


Leia mais

TSE discute fake news com equipes de Bolsonaro e Haddad
O perigo das fake news

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto

Fé ativa: a base da vida cristã

O discipulado que produz cristãos que levam Deus a sério

Bíblia em áudio com inteligência artificial por aplicativo

Como outros aplicativos de meditação populares, o aplicativo Soultime, quando aberto, reproduz sons da natureza, como vento e canto dos pássaros.

Foi só um susto! Samuel, da dupla Daniel e Samuel se recupera bem

Samuel, que sofreu um infarto nesta segunda-feira, 7, segue internado na UTI de um hospital de Anápolis (GO) para monitoramento médico