25.5 C
Vitória
quinta-feira, 18 agosto 2022

Psicólogo alerta: bem-estar da equipe começa pela saúde mental do líder

Psicólogo e escritor Ricardo Chaves. Foto: Divulgação.

Ricardo Chaves acolhe e humaniza angústias existenciais das lideranças e mostra o caminho para o autocuidado em livro “Liderança no Divã”

Por Victor Rodrigues 

Pressão por resultados, situações de estresse, responsabilização por toda equipe, sem contar problemas familiares e financeiros. Este é o cenário propício para o agravamento da saúde mental de líderes.

Quem acolhe e humaniza as angústias e frustrações de lideranças é o psicólogo, Ricardo Chaves, que analisa o tema em “Liderança no Divã”, pela DVS Editora. 

Livro “Liderança no Divã” do psicólogo Ricardo Chaves, pela DVS Editora. Foto: Reprodução.

Vista como um tabu em muitas áreas, a saúde mental sofre um preconceito ainda maior em cargos de chefia ou coordenação de equipes – alerta o especialista em saúde mental e desenvolvimento de líderes.

Estes profissionais são geralmente vistos com estereótipos de perfeição e excelência, relegando a um segundo plano o tratamento das emoções e o desenvolvimento da maturidade emocional.

“Perante à sociedade, o autocuidado do líder fragiliza a posição, vulnerabiliza o herói e destrona a referência. Nos exigimos acima do que realmente é possível para um ser humano competente e saudável”, alerta o especialista, que também viveu na pele a posição de liderança, já a partir dos 19 anos.

Entre os diagnósticos originados nas relações de trabalho – e que o líder não está imune – estão depressão, ansiedade, burnout e condutas autodestrutivas. Por exemplo, o uso abusivo de substâncias psicoativas, alcoolismo, dependência de drogas lícitas e ilícitas, ao comportamento suicida.

“Todo líder experimenta, em situações específicas, momentos de solidão e profunda angústia existencial. Poucos admitem isso”, reconhece Ricardo.

Antes de tudo, o livro “Liderança no Divã” é um manifesto para que líderes parem de ignorar o autocuidado mental. Mas traz igualmente lições valiosas a todos que buscam autoliderar, aprender como desenvolver a maturidade para diálogos mais assertivos, além de entender sobre os próprios desejos, ambições e reações.

Sobre o autor

Ricardo Chaves é um amante da vida, apaixonado pelo tema liderança e saúde mental/integral.

Psicólogo, palestrante, escritor, especialista em desenvolvimento de lideranças, atua profundamente no desenvolvimento de competências em líderes e equipes; sócio proprietário na RICKCHA Educação Corporativa, atuou intensamente por mais de 18 anos na gestão de empresas, organizações de saúde, educação e consultorias. Especialista em educação não formal e saúde mental e trabalho.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se