25 C
Vitória
sábado, 23 janeiro 2021

Está proibido propaganda eleitoral perto de Igrejas

A determinação é do juiz Mauro Nicolau Junior, Coordenador de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, no Estado do RJ. 

Rio – É ilegal a veiculação de propaganda eleitoral em templos, igrejas e entidades de qualquer seguimento religioso, inclusive, nas imediações. O aviso foi emitido na segunda-feira (10) pelo juiz Mauro Nicolau, coordenador da Fiscalização da Propaganda Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral-RJ.

No “aviso ad referendum do plenário do Tribunal Regional Eleitoral”, Nicolau lembrou que a lei veda propaganda política em templos religiosos, nas imediações e abordando pessoas que comparecem aos cultos.

Sustentou que o material de campanha pode ser apreendido e o local interditado. E mais: que o caso será encaminhado ao Ministério Público para medidas cabíveis nas esferas eleitoral e criminal. Além ainda da aplicação de multa.

O juiz também argumenta que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que igrejas não podem contribuir com campanhas eleitorais. E que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera a propaganda de candidatos por entidades religiosas uma forma de abuso de poder econômico.

“O culto traduz um momento em que a relação entre a pessoa e Deus ou entidade que corresponda à fé que professa se afirma e reforça, pois nele o encontro com Deus se faz presente pelo diálogo. Não se trata, portanto, do momento nem do local apropriados para se realizar propaganda eleitoral. Além do desrespeito às pessoas presentes ao culto, o desvirtuamento do ato religioso em propaganda eleitoral é ilícito”, argumenta Nicolau.

Acesse aqui para ler o aviso completo.

*Com informações de Consultor Jurídico

- Publicidade -

Matérias relacionadas

PGR pede a governador do AM que endureça medidas de isolamento

Ofício cita o colapso do sistema hospitalar no Estado e a elevação das mortes, até por falta de oxigênio medicinal. Saiba mais!

Manaus: Mortes por covid-19 ultrapassam número de óbitos de 2020

Nessa sexta-feira, 22, a capital do Amazonas registrou outros 89 óbitos em decorrência da doença. Saiba mais!

Anvisa aprova lote de Coronavac do Butantan para uso emergencial

Por unanimidade, o órgão liberou o uso emergencial; solicitação se estende a 46 mi de doses já acordadas com o ministério. Saiba mais!

Dados disponíveis não indicam maior letalidade da variante do Reino Unido

A declaração, da epidemiologista da OMS, Maria Van Kerkove, contraria o que disse nesta sexta, 22, o premiê britânico, Boris Johnson

Voluntários em testes começam a descobrir se tomaram placebo ou Coronavac

Quem participa da pesquisa é monitorado por um ano para verificar o alcance da imunidade produzida pelo imunizante. Saiba mais!

Dois fenômenos do gospel, Thalles Roberto e Fernandinho

“Daniel” é o mais novo single inédito de Thalles Roberto, que conta com a participação especial de Fernandinho  Dois grandes fenômenos da música gospel do...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social