20 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Nigéria: Estão suspensos projetos de tradução da Bíblia

Leia também

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

Esse anos, os tradutores da Bíblia não conseguiram se reunir na Nigéria para verificar o trabalho de tradução uns dos outros por conta da pandemia, terrorismo e violência no país

Ao menos 30 projetos de tradução da Bíblia na Nigéria foram suspensos por conta da pandemia de covid-19 e à violência terrorista no país. Segundo a Wycliffe Associates, uma organização, com sede em Orlando, EUA, que trabalha em mais de 700 projetos de tradução no mundo, anunciou a paralisação.

“A pandemia global, o terrorismo e o colapso econômico na Nigéria interromperam a tradução da Bíblia na nação mais populosa do Continente africano”, diz a organização.

A organização, que foi fundada em 1967 e tem parceria com as igrejas locais para dirigir e proteger o trabalho de tradução da Bíblia em suas comunidades, tem parceria com a instituição ‘Nigerian Bible Translation Trust’.

Juntas, elas trabalham em vários projetos de tradução do Antigo e do Novo Testamento em um país onde vivem 206 milhões de pessoas e mais de 500 idiomas. Mas, em 2020, os tradutores não conseguiram se reunir em locais centrais como fariam normalmente para verificar o trabalho de tradução uns dos outros.

Violência

Além da pandemia, a Nigéria também foi prejudicada por tendências crescentes de violência praticada nos últimos anos por vários grupos, incluindo terroristas islâmicos, pecuaristas radicalizados e bandidos. Estima-se que milhares são supostamente mortos por atos sistêmicos de violência a cada ano, incluindo muitos cristãos.

“Com a pandemia, os problemas de ataques terroristas e roubos, e a quantidade de fome que está acontecendo no país, deixa as pessoas desesperadas. Há um medo que impulsiona isso ”, disse a vice-presidente de serviços de tradução da Wycliffe Associates, Tabitha Price.

Price disse que os tradutores que trabalham nos mesmos projetos geralmente não moram na mesma aldeia. “E a única maneira de eles trabalharem juntos e verificarem o trabalho um do outro e continuar com o projeto é se reunindo em um local central. Com a pandemia, as restrições de viagens e todos os perigos que se intensificaram, eles realmente não têm sido capazes de fazer isso”.

“São vários graus de pandemia e violentos grupos militantes e terroristas e sequestros que acontecem. Claro, situações como essa são sempre exacerbadas por algo como esta pandemia, então aqueles que se opõem violentamente ao Cristianismo aproveitarão todas as oportunidades para agir”, acrescentou.

Limitações

As restrições às viagens dificultaram o início dos projetos que estavam planejados para 2020. A conferência de treinamento de duas semanas para tradutores da Bíblia nigerianos que aconteceria em setembro foi cancelado.

“Sabíamos que precisávamos fazer um treinamento e fizemos planos para agendá-lo no outono. Cabia a eles conseguirem tudo o que precisavam para ir trabalhar com essas outras linguagens que os aguardavam e treiná-los na metodologia e em todo o processo. Tivemos que cancelar o evento de treinamento não apenas porque não podíamos viajar, mas também por causa das restrições de viagem em toda a África”.

Para muitos dos 30 projetos que foram interrompidos, Price disse que alguns dos idiomas ainda não tiveram traduções iniciadas, mas estavam “na fila”. O que significa que alguns dos treinamentos foram feitos e estão em processo de preparação para começar tradução.

“Dizemos que está parado porque tínhamos um plano de avançar com eles este ano e depois com o COVID e outras emergências acontecendo naquele país e emergências em todo o mundo. Não estamos realmente esperando – exceto por um milagre de Deus – que seremos capazes de servir aquela região da maneira que esperávamos antes com treinamento.

Mas, dito isso, estamos sempre em busca de maneiras de continuar crescendo as parcerias. Temos membros da equipe lá na Nigéria que estão prontos quando as coisas começarem a se recuperar”.

*Com informações de Christian Post

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Por que nossa cultura não pratica a circuncisão?

Anônimo O Antigo e o Novo Testamento formam a Bíblia Sagrada, que, desde o Gênesis até o Apocalipse, aponta para Jesus, aquele pelo qual todas...

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!

A esperança não decepciona! Live DIP 2021 é hoje

A Missão Portas Abertas fará Live de lançamento do DIP 2021, hoje, às 19 horas para dar detalhes sobre o Domingo da igreja Perseguida. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical

“Força pra encarar”, em prol da consciência negra

Os cantores Leidy Murilho, Talita Barreto e Asaph, da Sony Music se uniram pra cantar uma canção em prol da consciência negra