22 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Nigéria: Estão suspensos projetos de tradução da Bíblia

Esse anos, os tradutores da Bíblia não conseguiram se reunir na Nigéria para verificar o trabalho de tradução uns dos outros por conta da pandemia, terrorismo e violência no país

Ao menos 30 projetos de tradução da Bíblia na Nigéria foram suspensos por conta da pandemia de covid-19 e à violência terrorista no país. Segundo a Wycliffe Associates, uma organização, com sede em Orlando, EUA, que trabalha em mais de 700 projetos de tradução no mundo, anunciou a paralisação.

“A pandemia global, o terrorismo e o colapso econômico na Nigéria interromperam a tradução da Bíblia na nação mais populosa do Continente africano”, diz a organização.

A organização, que foi fundada em 1967 e tem parceria com as igrejas locais para dirigir e proteger o trabalho de tradução da Bíblia em suas comunidades, tem parceria com a instituição ‘Nigerian Bible Translation Trust’.

Juntas, elas trabalham em vários projetos de tradução do Antigo e do Novo Testamento em um país onde vivem 206 milhões de pessoas e mais de 500 idiomas. Mas, em 2020, os tradutores não conseguiram se reunir em locais centrais como fariam normalmente para verificar o trabalho de tradução uns dos outros.

Violência

Além da pandemia, a Nigéria também foi prejudicada por tendências crescentes de violência praticada nos últimos anos por vários grupos, incluindo terroristas islâmicos, pecuaristas radicalizados e bandidos. Estima-se que milhares são supostamente mortos por atos sistêmicos de violência a cada ano, incluindo muitos cristãos.

“Com a pandemia, os problemas de ataques terroristas e roubos, e a quantidade de fome que está acontecendo no país, deixa as pessoas desesperadas. Há um medo que impulsiona isso ”, disse a vice-presidente de serviços de tradução da Wycliffe Associates, Tabitha Price.

Price disse que os tradutores que trabalham nos mesmos projetos geralmente não moram na mesma aldeia. “E a única maneira de eles trabalharem juntos e verificarem o trabalho um do outro e continuar com o projeto é se reunindo em um local central. Com a pandemia, as restrições de viagens e todos os perigos que se intensificaram, eles realmente não têm sido capazes de fazer isso”.

“São vários graus de pandemia e violentos grupos militantes e terroristas e sequestros que acontecem. Claro, situações como essa são sempre exacerbadas por algo como esta pandemia, então aqueles que se opõem violentamente ao Cristianismo aproveitarão todas as oportunidades para agir”, acrescentou.

Limitações

As restrições às viagens dificultaram o início dos projetos que estavam planejados para 2020. A conferência de treinamento de duas semanas para tradutores da Bíblia nigerianos que aconteceria em setembro foi cancelado.

“Sabíamos que precisávamos fazer um treinamento e fizemos planos para agendá-lo no outono. Cabia a eles conseguirem tudo o que precisavam para ir trabalhar com essas outras linguagens que os aguardavam e treiná-los na metodologia e em todo o processo. Tivemos que cancelar o evento de treinamento não apenas porque não podíamos viajar, mas também por causa das restrições de viagem em toda a África”.

Para muitos dos 30 projetos que foram interrompidos, Price disse que alguns dos idiomas ainda não tiveram traduções iniciadas, mas estavam “na fila”. O que significa que alguns dos treinamentos foram feitos e estão em processo de preparação para começar tradução.

“Dizemos que está parado porque tínhamos um plano de avançar com eles este ano e depois com o COVID e outras emergências acontecendo naquele país e emergências em todo o mundo. Não estamos realmente esperando – exceto por um milagre de Deus – que seremos capazes de servir aquela região da maneira que esperávamos antes com treinamento.

Mas, dito isso, estamos sempre em busca de maneiras de continuar crescendo as parcerias. Temos membros da equipe lá na Nigéria que estão prontos quando as coisas começarem a se recuperar”.

*Com informações de Christian Post

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Graça Music de olho nos jovens talentos gospel do Brasil

Gravadora Graça Music apresentou pacote de contratações nesta semana. São os novos jovens talentos gospel do Brasil. Saiba mais!

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

Sri Lanka: ONU alerta sobre deterioração dos direitos humanos

Impunidade, discurso de ódio e militarização do governo estão ameaçando os direitos humanos no país. Saiba mais!

“Primeiro amor”, com Nívea Soares

Canção é uma versão em português de "First Love", interpretada pela cantora norte-americana Kari Jobe.

Uma história de cuidado e dedicação com as crianças

Exemplo! Uma senhora na Austrália dedica 60 anos da sua vida cuidando de crianças carentes. Dona Veryl, como é chamada, tem elas como filhas. Saiba mais!

Entidade cristã luta contra o alcoolismo na Bahia

Há mais de 20 anos a Agência Humanitária Adventista, ADRA, atua contra o alcoolismo no estado de maior consumo de álcool do país, a Bahia, com trabalho multidisciplinar e humanizado. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!