27.9 C
Vitória
terça-feira, 22 setembro 2020

Projeto pretende unir e decifrar fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto

Leia também

Em movimento raro, três farmacêuticas decidem planos de testes para vacina

Esse tipo de informação, normalmente, só é divulgada quando os estudos estão completos

Bolsonaro nomeia André Brandão como presidente do Banco do Brasil

Nas últimas semanas, Brandão aprofundou o processo de transição no Banco do Brasil, até então feito de forma virtual e a distância

ArcelorMittal Tubarão vai religar o seu Alto-Forno 3

A empresa explica que o religamento é uma decisão estratégica diante da aparente tendência de recuperação pela qual o setor vem passando

Milhares de anos depois de terem sido escritos, parte dos Manuscritos do Mar Morto foram digitalizados e estão disponíveis online. O projeto envolveu o Google e a Autoridade de Antiguidades de Israel. Ao todo, são mais de cinco mil fragmentos e imagens escaneados em altíssima resolução.

Descobertos em uma gruta na região de Qumran, em Israel, no ano de 1947, os pergaminhos são as cópias do Antigo Testamento mais antigas conhecidas. Também há alguns textos apócrifos e relatos sobre os essênios, grupo que os compilou. Eles ficam guardados no Museu de Israel, sendo raramente expostos ao público, devido aos cuidados necessários por causa do seu estado de conservação. Geralmente, apenas um reduzido número de estudiosos podia consultá-los.

Para diminuir as críticas e tornar o material acessível ao maior número de pessoas possível, as autoridades israelenses investiram para deixar tudo online. Será possível a qualquer pessoa que leia hebraico antigo verificar como o texto bíblico permaneceu virtualmente inalterado, uma questão que sempre gerou muita especulação.

Agora, um grupo de técnicos em computação, além de arqueólogos de Israel e da Alemanha está criando um projeto para digitalizar todos os fragmentos dos Rolos do Mar Morto. A ideia é que essa plataforma digital ofereça a estudiosos de todo o mundo os milhares de “pedacinhos” dos manuscritos antigos que ainda não eram conhecidos do grande público. Serão mais de 20 mil fragmentos disponíveis em breve.

Um representante da Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) explica que a nova iniciativa é uma colaboração deles com a Academia de Ciências e Humanidades de Göttingen (Alemanha), a Universidade de Haifa e a Universidade de Tel Aviv. O objetivo desta nova etapa de digitalização é “criar um ambiente de trabalho dinâmico e virtual para o estudo de uma das descobertas mais importantes do século XX”.

Segundo a Agência de Notícias Judaica, o investido foi de 1.765.000 dólares. Os recursos são financiados pela agência Deutsch-Israelische-Projektförderung (DIP).

Resultados
Entre os principais resultados da iniciativa estão a criação de um espaço de trabalho virtual e melhorado que permitirá aos acadêmicos de todo o mundo trabalhar em conjunto simultaneamente. Eles terão uma nova plataforma para estudo e publicação de pesquisas sobre os Manuscritos do Mar Morto.

Reunir os fragmentos que se assemelham a um quebra-cabeça gigantesco cujas peças estão degradadas pelo tempo. A Biblioteca Digital Leon Levy de Pergaminhos do Mar Morto já está no ar. As novas fotografias acrescentadas a ela utilizam as técnicas de fotografia mais recentes, conhecidas como imagem multiespectral.

Cada fragmento, alguns medindo apenas milímetros, é fotografado dos dois lados, com 12 diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas – sete visíveis e cinco invisíveis ao olho humano, próximas ao infravermelho.

O doutor Pnina Shor, curador do projeto, explica que “após mais de 2 mil anos, algumas das palavras tornaram-se ilegíveis sob luz normal. Com a luz infravermelha, no entanto, podemos voltar a ver estes textos antigos, e de novas maneiras”.

Os pesquisadores explicam que as técnicas de imagem utilizadas agora ajudam a revelar novos detalhes. O software utilizado por eles pode ajudar a reunir muitos textos dos manuscritos que ainda permanecem um mistério.Ele faz uma identificação automática de letras e palavras, o que também está acelerando na tradução dos textos. Até recentemente, tudo isso era feito manualmente por apenas cinco especialistas. Em alguns casos, a escrita está obscurecida e ilegível. Essas técnicas de fotografia irão revelar o seu conteúdo pela primeira vez.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Google deve entregar dados de usuários sobre caso Marielle, diz 3ª seção do STJ

Na avaliação do relator do caso, Rogerio Schietti, a ordem judicial para a quebra do sigilo sobre pesquisa em determinada região e em período de tempo específico não se mostra uma medida desproporcional

Busca por passagem aérea no Brasil atinge mínima histórica no Google

Segundo dados do Google, a busca por passagem aérea no Brasil na plataforma atingiu o menor nível da série histórica, que começou em 2004

CPI identifica 2 milhões de anúncios do governo em sites de ‘conteúdo inadequado’

Relatório produzido pela CPI das Fake News mostra que o governo federal investiu dinheiro público para vincular 2 milhões de anúncios publicitários em canais que apresentam "conteúdo inadequado".

Google registra aumento nas buscas pelo termo “oração”

Em tempos de crise, ficamos mais abertos a Deus?

Cidade milenar é descoberta no centro de Israel

Cidade milenar é descoberta em Harish, no centro de Israel e pesquisadores reconhecem que local pertenceu a Idade do Bronze No último domingo (6) o...

YouTube é multado por coletar dados de crianças

O Google, dona do YouTube, garantiu que vai trabalhar junto aos criadores de vídeos para rotular materiais voltados para crianças A Comissão Federal de Comércio...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Qual o segredo para viver feliz?

É possível viver feliz neste mundo confuso e perigoso? Livro mostra como e onde podemos encontrar a ajuda para encontramos com a felicidade.

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...