22 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Projeto pretende unir e decifrar fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto

Leia também

Aras vai ao STF contra licença para mãe adotiva e biológica

As adotantes terão 120 dias de licença, prorrogáveis por mais 45 dias, se a criança tiver até um ano de idade

Pazuello desvia de perguntas sobre testes que irão vencer

O RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser importante ferramenta de controle da pandemia

Alívio nos preços do arroz no início de 2021, diz Ipea

O governo federal liberou a importação de 400 mil toneladas de fora do Mercosul com isenção da Tarifa Externa Comum (TEC)

Milhares de anos depois de terem sido escritos, parte dos Manuscritos do Mar Morto foram digitalizados e estão disponíveis online. O projeto envolveu o Google e a Autoridade de Antiguidades de Israel. Ao todo, são mais de cinco mil fragmentos e imagens escaneados em altíssima resolução.

Descobertos em uma gruta na região de Qumran, em Israel, no ano de 1947, os pergaminhos são as cópias do Antigo Testamento mais antigas conhecidas. Também há alguns textos apócrifos e relatos sobre os essênios, grupo que os compilou. Eles ficam guardados no Museu de Israel, sendo raramente expostos ao público, devido aos cuidados necessários por causa do seu estado de conservação. Geralmente, apenas um reduzido número de estudiosos podia consultá-los.

Para diminuir as críticas e tornar o material acessível ao maior número de pessoas possível, as autoridades israelenses investiram para deixar tudo online. Será possível a qualquer pessoa que leia hebraico antigo verificar como o texto bíblico permaneceu virtualmente inalterado, uma questão que sempre gerou muita especulação.

Agora, um grupo de técnicos em computação, além de arqueólogos de Israel e da Alemanha está criando um projeto para digitalizar todos os fragmentos dos Rolos do Mar Morto. A ideia é que essa plataforma digital ofereça a estudiosos de todo o mundo os milhares de “pedacinhos” dos manuscritos antigos que ainda não eram conhecidos do grande público. Serão mais de 20 mil fragmentos disponíveis em breve.

Um representante da Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) explica que a nova iniciativa é uma colaboração deles com a Academia de Ciências e Humanidades de Göttingen (Alemanha), a Universidade de Haifa e a Universidade de Tel Aviv. O objetivo desta nova etapa de digitalização é “criar um ambiente de trabalho dinâmico e virtual para o estudo de uma das descobertas mais importantes do século XX”.

Segundo a Agência de Notícias Judaica, o investido foi de 1.765.000 dólares. Os recursos são financiados pela agência Deutsch-Israelische-Projektförderung (DIP).

Resultados
Entre os principais resultados da iniciativa estão a criação de um espaço de trabalho virtual e melhorado que permitirá aos acadêmicos de todo o mundo trabalhar em conjunto simultaneamente. Eles terão uma nova plataforma para estudo e publicação de pesquisas sobre os Manuscritos do Mar Morto.

Reunir os fragmentos que se assemelham a um quebra-cabeça gigantesco cujas peças estão degradadas pelo tempo. A Biblioteca Digital Leon Levy de Pergaminhos do Mar Morto já está no ar. As novas fotografias acrescentadas a ela utilizam as técnicas de fotografia mais recentes, conhecidas como imagem multiespectral.

Cada fragmento, alguns medindo apenas milímetros, é fotografado dos dois lados, com 12 diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas – sete visíveis e cinco invisíveis ao olho humano, próximas ao infravermelho.

O doutor Pnina Shor, curador do projeto, explica que “após mais de 2 mil anos, algumas das palavras tornaram-se ilegíveis sob luz normal. Com a luz infravermelha, no entanto, podemos voltar a ver estes textos antigos, e de novas maneiras”.

Os pesquisadores explicam que as técnicas de imagem utilizadas agora ajudam a revelar novos detalhes. O software utilizado por eles pode ajudar a reunir muitos textos dos manuscritos que ainda permanecem um mistério.Ele faz uma identificação automática de letras e palavras, o que também está acelerando na tradução dos textos. Até recentemente, tudo isso era feito manualmente por apenas cinco especialistas. Em alguns casos, a escrita está obscurecida e ilegível. Essas técnicas de fotografia irão revelar o seu conteúdo pela primeira vez.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Google deve entregar dados de usuários sobre caso Marielle, diz 3ª seção do STJ

Na avaliação do relator do caso, Rogerio Schietti, a ordem judicial para a quebra do sigilo sobre pesquisa em determinada região e em período de tempo específico não se mostra uma medida desproporcional

Busca por passagem aérea no Brasil atinge mínima histórica no Google

Segundo dados do Google, a busca por passagem aérea no Brasil na plataforma atingiu o menor nível da série histórica, que começou em 2004

CPI identifica 2 milhões de anúncios do governo em sites de ‘conteúdo inadequado’

Relatório produzido pela CPI das Fake News mostra que o governo federal investiu dinheiro público para vincular 2 milhões de anúncios publicitários em canais que apresentam "conteúdo inadequado".

Google registra aumento nas buscas pelo termo “oração”

Em tempos de crise, ficamos mais abertos a Deus?

Cidade milenar é descoberta no centro de Israel

Cidade milenar é descoberta em Harish, no centro de Israel e pesquisadores reconhecem que local pertenceu a Idade do Bronze No último domingo (6) o...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical